Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Pescadores artesanais amanhecem à espera das tainhas em Balneário Camboriú

Era seis horas da manhã quando o som dos portões do rancho rompeu o silêncio na tranquila Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú. Poucos homens observavam o mar, com feições confiantes, às vezes apreensivas e conversavam sobre amenidades enquanto o vento frio invadia a orla ainda escura.

O cheiro de café fresco que a pequena casa de madeira exalava anunciava uma nova pesca na alvorada. Desde o último domingo, quando a captura da tainha está liberada para eles, pescadores artesanais dedicam boa parte de seu tempo para o mar. Mais homens se aproximavam, enquanto outros deslizavam um dos barcos do rancho em direção ao mar.

Paciência e respeito. A generosidade do mar condiciona o exercício da tradição. Com os barcos já preparados na faixa de areia, olhares atentos tentavam captar qualquer sinal de um possível cardume.

Os primeiros raios de sol não ofuscaram a vista dos pescadores e a areia fofa não impediu que eles corressem em direção às embarcações assim que um peixe saltou no horizonte. Em poucos instantes um barco já preparava o cerco e mais homens surgiam dos caminhos estreitos da restinga, alguns com uniformes e a caminho de seus empregos. Neste momento, as tainhas passam a fazer parte do trajeto até o serviço.

Com as redes na água e as faces iluminadas pelo sol, a puxada começa. Mais de 60 mãos se empenham em receber o presente que o mar ofereceu. Aos poucos as boias encostam-se à areia, a malha começa a emergir e finalmente os peixes chegam até a praia.

O ciclo recomeça. Olhos vigilantes e pés dispostos, assim como fizeram tantas outras gerações anteriores

Alguns homens prontamente começaram a recolher as redes e os barcos, outros faziam a contagem. Os que interromperam a manhã para ajudar receberam um peixe como gratidão e seguiram. Os pescadores da Praia de Taquaras permanecem na praia com o dia já amanhecido e o ciclo recomeça, olhos vigilantes e pés dispostos,  assim como fizeram tantas outras gerações anteriores.

 

Fotos e texto por Lucas Correia

 

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê