Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Pescadores capturam quase 5 mil tainhas em Balneário Camboriú nesta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira (16), foi registrado o primeiro grande cardume da temporada da pesca da tainha em Balneário Camboriú, que iniciou no dia 1º de maio. No Rancho de Taquaras, na Barra Sul, voluntários se reuniram para ajudar os pescadores a içar as quatro redes que estavam no mar. Ao todo, foram pescadas 4.520 tainhas.

O pescador Jair Euflorzino se emociona ao falar da safra. “Para nós, que nascemos e crescemos pescando tainha, é comovente presenciar o primeiro grande cardume da temporada e, ainda por cima, presenciar toda a comunidade ajudando”, conta. “Ano passado não chegou a mil peixes durante toda a safra. Com hoje, somamos mais de cinco mil tainhas pescadas”.

Jair, que é filho de Eládio, o pescador mais antigo de Taquaras reconhece o trabalho da equipe de Fiscalização Ambiental. “Todo esse pessoal tem feito um trabalho incrível fiscalizando a pesca irregular, o que proporciona a nós pescadores uma temporada mais segura e eficiente”, compartilha.

A pesca da tainha é um dos tesouros do patrimônio cultural, reconhecida em lei municipal e estadual. Ela é fruto de um esforço coletivo da comunidade, que envolve o conhecimento empírico sobre a natureza, o fazer a malha da rede, uso das canoas tainheiras, feitas de um pau só de guarapuvu. Algumas destas canoas são centenárias e passam de pai para filho por muitas gerações.

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, tem apoiado esta manifestação, com estruturas como tendas, material informativo e divulgação. A temporada de pesca da tainha compreende o período de 1º de maio até 31 de julho.

Posts Relacionados

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril