Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z Itajai z.Destaques

Impasse na exportação de pescados tem causado prejuízos em Itajaí

Impasse na exportação de pescados tem causado prejuízos em Itajaí

O atraso do Ministério da Agricultura na emissão de certificado de captura, documento necessário para a exportação de peixes para os países europeus, tem causado prejuízo aos armadores de Itajaí. Nos últimos meses, cada envio para a Europa tem sido cercado de apreensão. Contêineres cheios já chegaram a ser devolvido porque a documentação não chegou a tempo.

Na pesqueira Kowalsky, 32 toneladas de atum albacora branca, um peixe com a carne mais clara, valorizado no exterior, ainda aguardam o certificado para embarcar para Portugal, país europeu que mais importa o peixe brasileiro. Sem expectativa de emissão do documento e com um custo muito alto para o mercado tradicional no Brasil (as enlatadoras trabalham com espécies mais baratas), a carga, avaliada em US$ 64 mil, permanece parada na indústria.

Um dos únicos armadores no país autorizados a capturar peixe-sapo, Manoel Cordeiro enviou a Portugal uma carga de R$ 400 mil nas últimas semanas na incerteza de o produto ser recebido. Após o desmanche do Ministério da Pesca e a transferência dos processos para o Ministério da Agricultura, a família Cordeiro já teve contêiner devolvido porque o certificado de captura não chegou a tempo. E em pelo menos dois casos só garantiu a entrega porque o documento foi emitido pelo governo federal por ordem judicial.

Procurado, o Ministério da Agricultura não se manifestou sobre o caso.

O impasse tem feito os armadores repensarem a exportação para a Europa, um bom mercado em expansão. Uma perda para o recente crescimento da participação dos armadores brasileiros no comércio exterior.

No último ano, a desvalorização do real em relação ao dólar fez aumentar 40% as exportações de empresas como a Kowalsky. Hoje, até 70% da produção mensal da empresa é exportada. Além do mercado europeu, outro mercado forte para o produto brasileiro é o norte-americano: a indústria de Itajaí envia carregamentos semanais de meca, peixe que o mercado externo conhece como swordfish.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê