Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Pesquisa Covid-19: mais da metade dos Municípios deram início à vacinação por faixa etária

A imunização por faixa etária, de pessoas abaixo de 60 anos sem comorbidades, teve início em 53% dos Municípios. Desses, 71% estão vacinando pessoas acima de 55 anos, 19% entre 50 e 55; e 9% já começaram a vacinar abaixo dessa faixa etária. Os dados constam da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre os dias 7 e 10 de junho. A 12ª edição do levantamento ouviu 3.129 gestores municipais.

O levantamento também mostra que 47% dos Municípios iniciaram a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. A vacina mais utilizada pelos gestores para esse público é a Coronavac, apontada por 50,5% dos respondentes. A Pfizer foi apontada por 42,1% dos respondentes. Esse imunizante, segundo o levantamento, foi distribuído até o momento para 51% dos Municípios. A vacina da Pfizer começou a ser distribuída após alterações na forma de armazenamento da vacina, que passou a poder ficar até 31 dias em refrigeração comum. Na edição passada da pesquisa, 30,6% dos respondentes afirmaram já ter recebido a vacina.

Um dado que reforça a preocupação dos gestores em relação a uma terceira onda no país é o aumento de casos confirmados de Covid-19. Nesta semana, 51,4% apontaram crescimento de pessoas infectadas. Em 28,4% dos Municípios, o cenário se manteve estável. Já 15,3% apontaram queda. Em relação ao número de óbitos pela doença, 26,6% apontaram aumento, 48% estabilidade e 20,2% queda nesta semana. As medidas de restrição de circulação ou atividades econômicas estão mantidas em 74,2% dos Municípios pesquisados.

Na 11ª edição da pesquisa, que ouviu 2.418 gestores entre 31 de maio e 2 de junho, 62,7% dos Municípios pesquisados apontaram que o mês de maio teve aumento do número de casos de pessoas infectadas por em relação a abril. Já 19,1% dos gestores apontaram que esses números se mantiveram no mesmo patamar e 17,5% afirmaram ter ocorrido diminuição no número de casos.

Outro dado preocupante é o número de Municípios que apontam para o risco de enfrentarem a falta do chamado “kit intubação”. Nesta semana, 743 Municípios (23,7%) alertaram para esse risco. Nas edições anteriores, esses percentuais foram de 25,4%, 23,2% e 16,3%. Ao serem analisados os dados da pesquisa desta semana sobre a falta desses medicamentos por porte dos Municípios, pode-se identificar que esse risco atinge especialmente os médios Municípios.

Falta de imunizantes
A falta de vacinas contra a Covid-19 manteve a curva de queda observada nas edições anteriores das pesquisas. Nesta semana, 14,8% (462) dos Municípios responderam que ficaram sem imunizante. Desse total, 304 relataram terem ficado sem vacinas para aplicar a primeira dose e 257 para a segunda. A Coronavac ainda é a vacina com maior necessidade para completar o esquema vacinal da população, relatada por 75,7% dos gestores que apontaram a falta.

Retomada das aulas
Esta edição do levantamento também pesquisou as medidas que estão sendo adotadas pelos Municípios para a retomada das aulas presenciais. O início da vacinação dos profissionais de educação foi apontada por cerca de 79% dos respondentes, seguida pela aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com 69%; adaptação da estrutura da escola, com 62%; e aquisição de testes de Covid-19, com 41%. Já 9% dos gestores apontaram que ainda não adotaram medidas para a retomada das aulas presenciais.

Posts Relacionados

Projeto Oficinas abre inscrições para o segundo semestre

Mais transparência: Projeto de Lei pede “QR Code” em placas de obras públicas

Diário da Cidade

SUS disponibiliza nova opção de tratamento para hemofilia A

Diário da Cidade

Rota Delícias de Arvoredo comemora dois anos de atividades

Diário da Cidade

Grupo Koch inaugura loja do Komprão Koch Atacadista em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Defesa civil passa a fazer parte do currículo do ensino fundamental

Diário da Cidade

Mar de Cervejas traz universo cervejeiro com entrada gratuita no Itajaí Shopping

Diário da Cidade

Dia da Amizade: Aussie Grill lança promo para fortalecer aquela parceria monstra

Balneário Camboriú registrou 2ºC nesta sexta-feira, frio intenso deve persistir até sábado (31)

Festival de Teatro BCemCena recebe ataques racistas e homofóbicos

Machistas não aceitam fora e ameaçam mulher na Av. Atlântica

Profissionais de saúde são homenageados com voo de balão em Balneário Camboriú

População sintomática da Covid-19 será atendida no UPA das Nações e no PA da Barra

Joalheria é assaltada no Balneário Shopping

BC amplia vacinação contra Covid-19 para pessoas com 35+ e trabalhadores da indústria com 34+ na quarta

SINE de Camboriú divulga 219 vagas de emprego

Compra online é a atividade que mais oferece riscos à privacidade do consumidor

Banda catarinense entra em última semana de crowdfunding. Participe!

Fort Atacadista apoia mutirão de limpeza em praia de Bombinhas, no sábado (31)

Vitaminas aumentam as defesas contra gripes e resfriados

Diário da Cidade