Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Pesquisa estima que empresas da Foz do Itajaí demitiram mais de 89 mil funcionários desde o início da pandemia

Estudo apontou também que a perda total de faturamento entre as empresas ultrapassa 1,87 bilhões de reais

Os números de demissões na Foz do Itajaí durante o período de pandemia do novo Coronavírus aumentaram mesmo com as medidas de afrouxamento do isolamento e estima-se que 89.412 mil pessoas perderam o emprego desde o início da crise. Isso foi o que apontou a 3ª medição da pesquisa “Impacto do Coronavírus nos negócios de SC” realizada pelo Sebrae/SC, Fiesc e Fecomércio, entre os dias 4 e 6 de maio, com mais de 273 empresas da região da Foz. A margem de erro é de 6.3%.

 

A pesquisa identificou que 61.577 (43,6%) das empresas já demitiram funcionários na região da Foz do Itajaí, enquanto que no Estado o número de empresas representa 41,4%. As demissões aconteceram em maior número nas empresas de médio e grande porte, sendo que as grandes empresas somam 90% de demissões. O setor que mais registra demissões é a indústria com 74,6%, enquanto nos setores de comércio e serviços o percentual varia de 31% a 42%. Além das demissões, 33% das empresas adotaram suspensão temporária do contrato de trabalho e 25,3% implantaram a redução proporcional da jornada de trabalho e salários, sendo a modalidade de acordos individuais a preferida nas negociações com os trabalhadores. Nos setores da economia, a indústria teve um porcentual maior, com cerca de 62,7% da suspensão temporária do contrato de trabalho adotada pelas empresas e 51% do setor aderiu a redução proporcional de jornada de trabalho e salários.

 

No que diz respeito à forma de funcionamento das empresas da Foz do Itajaí, 82,8% estão em atividade com as medidas de relaxamento da quarentena. A grande maioria das empresas, entretanto, opera com restrições e mudanças, sendo que 44% está com redução na produção e 20,5% funcionando com serviços como teletrabalho e tele entrega. Cerca de 24 mil empresas estão inoperantes no momento e os pequenos negócios seguem mais impactados pelas medidas da quarentena.

 

Busca e acesso a crédito

 

A pesquisa apontou que 52% dos empresários da Foz do Itajaí buscaram por crédito no período da pandemia, porém apenas 1 em cada 3 empresários que buscaram por esse tipo de capital tiveram sucesso. O crédito é mais acessível para as grandes e médias empresas. O setor que mais busca e consegue empréstimo é o da indústria com 34,1%. Uns dos motivos que evitam a procura pelo empréstimo é a não necessidade e a burocracia. Já os motivos pelos quais não tomaram crédito foi pela inadimplência, juros altos e faltas de linhas de crédito compatíveis com perfil da empresa.

 

Retomada dos negócios

 

O estudo também avaliou as medidas dos governos para o enfrentamento da pandemia e conclui que 58,6% dos empresários da Foz do Itajaí reprovam as medidas adotadas pelo Governo do Estado de SC, enquanto a esfera federal têm 52,7% de aprovação. Entre as medidas mais sugeridas pelos empresários para o combate ao covid-19, está a exigência no uso de máscaras com 75,1%, isolamento vertical com 74,0%, políticas de conscientização da população com 67,4% e testes em massa com 58,2%.

 

Sobre a recuperação das empresas, a pesquisa apontou que 62,6% dos empresários acreditam que será necessário o tempo de recuperação de até 1 ano, já cerca de 1/3 das empresas estimam um tempo de recuperação superior a 1 ano. Entre os setores, 40,6% do comércio, 35,6% da indústria e 40,9% dos serviços acredita que será necessário de três a seis meses para recuperar a empresa. Para que a retomada aconteça, 59,7% dos empresários pede disponibilidade de novas linhas de crédito, 57,1% pede a busca pelo equilíbrio dos gastos públicos, 54,9% a flexibilização na concessão de créditos e  52,7% incentivos fiscais.

 

Segundo o Gerente Regional do Sebrae da Foz do Itajaí, Alcides Sgrott Filho, mesmo com 67 mil trabalhadores em regime de suspensão temporária de contrato de trabalho e cerca de 76 mil com jornada de trabalho e salário reduzidos, o número de demissões aumentou 30,6% na região desde o afrouxamento  das medidas de isolamento. “Tivemos um período de reabertura dos negócios na primeira quinzena de abril, mas as empresas ainda estão com dificuldades em retomar seus negócios. É importante fazermos pesquisas junto aos empresários e as entidades, em formato de sondagem, para enxergarmos nosso cenário atual, já que em 19 dias mais de 22 mil empregos foram perdidos na nossa região”, revela

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência