Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Pesquisa revela que muitos motociclistas conduzem sem habilitação

Entre 2019 e 2021 43,7% dos motociclistas flagrados no país estavam dirigindo sem possuir CNH

 

Curitiba, outubro de 2021 – Uma pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) mostra que em diversos estados brasileiros existem mais motocicletas do que condutores habilitados, ou seja, a probabilidade de que muitos pilotam sem habilitação é alta, o que torna as vias brasileiras ainda mais perigosas. Maranhão é o estado que mais chama atenção, onde para cada condutor habilitado existem 2,7 motocicletas na frota. Além disso, nos últimos três anos houve um aumento de registros de infrações graves cometidas por motociclistas em todo o país.

            A pesquisa analisou o período de 2012 a 2019 e mostra que o número de mortes no trânsito apresentou redução de 28,7%, porém, as mortes de motociclistas reduziram apenas 10,4%, o que faz com que a proporção das vítimas fatais entre esse grupo tenha aumentado 25,7%.

Imprudência que afeta vidas

A imprudência também fez aumentar o número de infrações nos últimos três anos, 2019 a 2021, quando 43,7% dos motociclistas foram flagrados dirigindo sem possuir CNH; 73,4% estavam com a CNH de categoria diferente da do veículo ou suspensas; e mais que dobrou a quantidade de notificações aplicadas a pessoas que permitiram a posse ou condução do veículo a alguém não habilitado (102,8%).

O diretor-presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho, diz que houve um aumento de 244,7% de mortes de motociclistas de 2001 a 2019, e muito se deve à imprudência, como conduzir sem habilitação e capacete. “Já o índice de mortes por 100 mil habitantes, que é utilizado pela Organização Mundial da Saúde para classificar os países quanto à segurança no trânsito, subiu de 10 em 2001 para 35 em 2019. Em países considerados exemplo de segurança viária, o índice total de mortes por 100 mil habitantes varia entre 2 ou 3 mortes”, explica.

            Ainda em relação às infrações pertinentes à condução de motocicletas, todas apresentaram aumento entre 2019 e 2021, sendo que a infração por conduzir sem capacete aumentou 18,3%; transportar passageiro sem capacete, 45%; e, uma das mais graves, transportar crianças menores de 7 anos, mais que dobrou: 116%.

            Segundo Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, para minimizar os danos decorrentes de um acidente de moto, o uso dos itens de segurança é essencial, em especial o capacete. Além, é claro, do respeito às leis e regras do trânsito e à vida. “Motociclistas estão mais expostos, são mais frágeis. Atenção e responsabilidade ao conduzir se tornam ainda mais vitais. É essencial todos terem consciência de seu papel no trânsito, para preservar sua própria integridade e a dos demais”, conclui.

Posts Relacionados

Conheça três aplicativos de transporte criados por motoristas insatisfeitos

Diário da Cidade

Estado norte-americano, Michigan, bate novo recorde de apostas esportivas no mês de setembro

Mais de três mil cidades brasileiras têm situação fiscal difícil ou crítica, revela Índice Firjan de Gestão Fiscal

Importunação sexual tem de ser denunciada sempre

Biocombustível: entenda sua importância para a sustentabilidade

Com avanço da vacinação no Brasil, 62% das empresas planejam voltar ao trabalho presencial

Catho revela o ranking de média salarial para professores em cada estado do País

Distribuída no SUS, dose contra HPV combate câncer de colo de útero e outros tipos da doença

Caem restrições de viagens para os Estados Unidos

Morre Adelino Colombo, fundador da Lojas Colombo

Com foco na omnicanalidade, Sleephouse passa por rebranding

Diário da Cidade

Leilão do 5G deve movimentar R$ 169 bilhões em investimentos

Diário da Cidade

Dia dos Professores: educadores destacam a importância dos pets no desenvolvimento escolar durante a pandemia no Brasil

Diário da Cidade

Grupo Boticário oferece 400 vagas para cursos de formação gratuita em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade

Professora é homenageada em vídeo emocionante nas redes sociais

Pesquisa mostra que 77% dos brasileiros adultos estão jogando regularmente pelo celular

Passaporte da vacina é constitucional, diz advogado

Guaraná Antarctica lança sabores especiais escolhidos por brasileiros para celebrar 100 anos da marca

Professor cria projeto utilizando o tema gratidão e alunos enviam mais de 300 cartas aos profissionais do Instituto Butantan

Alimentação saudável ajuda a evitar a perda auditiva