Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Pesquisador da Epagri de Caçador desenvolve nova variedade de pera

A Estação Experimental da Epagri de Caçador se prepara para lançar oficialmente uma nova variedade de pera: a SCS421 Carolina, primeiro cultivar de pera japonesa desenvolvido no Brasil. O trabalho faz parte do programa de melhoramento genético da pereira, coordenado pelo pesquisador Ivan Dagoberto Faoro. Segundo Faoro, foram necessários 18 anos de pesquisa para obter o resultado esperado: uma fruta de qualidade, com maior resistência a doenças e boa adaptação ao clima da região Sul do Brasil.

“Começamos esse trabalho em 1998 quando a Epagri fez uma parceria com a Agência de Convênios Internacionais do Japão (Jica). Lá conhecemos as cultivares e trouxemos diversas informações para implementar esse tipo de pera no Brasil”, lembra o pesquisador.

De lá pra cá foram feitos vários estudos dentro do programa da Epagri de Caçador. Em 1998 foram realizados os cruzamentos, sendo pré selecionadas 172 plantas. Em 2003 ficaram seis plantas e a partir de 2011, em função da qualidade dos frutos, foi escolhida uma única planta, designada então como SCS421 Carolina.

“A Carolina caracteriza-se por ser uma fruta mais arredondada e amarelada com relação ao cultivar mais comum de pera japonesa. O sabor também é excelente, com a polpa suculenta e doce”, detalha o pesquisador.

pera

Com atrativos de sobra para conquistar o mercado, a expectativa é que a nova cultivar ajude a incentivar a produção de pera em Santa Catarina. Atualmente, são apenas 85 produtores, ou seja, 1,2% no mapa da fruticultura no Estado – número quase insignificante se comparado a banana (3.678 produtores), uva (3.197) e maçã (3016). Os dados são da Epagri.

“Hoje 95% da pera consumida aqui vem de outros países como Argentina, Estados Unidos e Portugal. Além disso, a lucratividade é alta. Na safra de 2012/2013 o quilo da pera comum rendia ao produtor R$ 1,90 o quilo, enquanto a japonesa chegava a R$ 5. Então é uma fruta com potencial de mercado”, afirma Faoro.

pera2

Com cerca de 100 frutos armazenados em uma câmara fria, a Epagri tem apresentado a pera Carolina em feiras e exposições. Também está sendo preparado um folder de divulgação do novo cultivar.

Por opção da própria Epagri, a Carolina não foi inscrita no registro nacional de cultivares e por isso sua multiplicação é livre, desde que seja respeitado o nome comercial. A expectativa é que a fruta entre no mercado em cinco anos, inclusive com potencial para exportação. Essa não é a primeira vez que a Epagri de Caçador lança um novo cultivar de fruta. Ano passado, foram lançadas três variedades de maçã.

Informações adicionais para a imprensa:
Murilo Rosso
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3561-5905/ (49) 9173-3024
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrcacador

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)