Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento

Pets também ficam gripados

Pets também ficam gripados

Esta época do ano também causa mais casos de gripe em animais de estimação

Não somos só nós que ficamos mais suscetíveis à gripe com o outono e o tempo seco. Nossos cãezinhos também.

A alta incidência nessa época do ano acontece porque, com a imunidade baixa – principalmente daqueles que ficam fora de casa em dias frios, com vento ou chuva –,  os pets ficam mais suscetíveis ao contágio, seja por meio dos agentes presentes no ar, seja pelo contato direto com cães ou até mesmo objetos contaminados.

A traqueobronquite infecciosa, conhecida como Gripe Canina – ou Tosse dos Canis –  pode ser causada pela bactéria Bordetella Bronchiseptica e/ou pelos vírus  Parainfluenza Canina e Adenovírus Canino Tipo 2, infectantes apenas em cães. “O contágio por objeto pode ocorrer, por exemplo, durante o banho e tosa, em que há  riscos de cães infectados espirrarem em gaiolas, pentes e toalhas que serão utilizados nos próximos animais”, alerta João Gustavo de Souza, veterinário da clínica Lovely Dog.

A gripe é uma traqueobronquite infecciosa – ou tosse dos canis –  pode ser causada pela bactéria Bordetella Bronchiseptica e/ou pelos vírus  Parainfluenza Canina e Adenovírus Canino Tipo 2, infectantes apenas em cães.

Os sintomas são parecidos com os nossos, quando estamos gripados: tosse, espirros, secreção nasal e ocular, prostração, falta de apetite e febre.

Em cães braquicefálicos, aqueles de focinho mais achatado, como  Shih-tzu e Boxer,  as manifestações podem ser identificadas com ainda mais clareza. “Eles espirram e tossem com mais frequência, devido à própria anatomia do nariz. Mas são tão propícios a pegar a gripe quanto qualquer outro”, diz Souza.

E como ninguém gosta de ficar doente, além da tratar o quadro, é importante preveni-lo. “Se não cuidado, ele pode se agravar e evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia”, alerta o profissional.

Para evitar que isso aconteça, a melhor saída é a vacina, com opções injetáveis e intranasais.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu