Piçarraiá terá decoração acessível

150

Piçarraiá terá decoração acessível

“Brasil na Copa do Mundo” será tema da decoração da festa da maior canjica do Brasil, realizada nos dias 13 e 14 de julho. Artesã ensina a fazer flor que será um dos enfeites usados no Piçarraiá

 

            Um festejo atraente e ao mesmo tempo acessível. Este é um dos focos do Piçarraiá, a festa da maior canjica do Brasil, que será realizada entre 13 e 14 de julho em Balneário Piçarras (SC). Para fazer com que o evento fique encantador e não custe altas cifras, o festejo contará com materiais reaproveitados. Com a reforma das peças, a organização investirá menos de R$ 1,5 mil na decoração, valor considerado baixo para o tamanho da festa, e que dá um efeito bonito, acolhedor e que encanta quem passa pelo local. “Todos os anos procuramos melhorar e aprimorar a decoração, que é produzida com muita dedicação, amor e carinho, para que o evento seja inesquecível para a cidade.”, acrescenta a professora e artesã responsável pela decoração do Piçarraiá, Maria Terezinha Gomes.

            Dos últimos anos foram guardados materiais como TNT, barbantes, EVA e fitilhos, que costumam se conservar por longos períodos se bem armazenados. Todas as peças receberão alguns detalhes novos para entrarem no tema deste ano: Brasil na Copa do Mundo. Com os materiais são produzidos arranjos, flores, bandeirinhas, balões e até as Matrioskas, tradicionais bonecas Russas, um dos símbolos dos jogos de 2018. “A festa visa arrecadar fundos para as escolas e doações para a comunidade e por isso temos que abusar da criatividade para atingir este objetivo e, ao mesmo tempo, deixar tudo bonito e alegre”, explica a secretária de educação, Laureci Bernadete Schneider Pereira.

            Toda a decoração é feita por integrantes da Secretaria de Educação de Balneário Piçarras e é produzida nos três meses que antecedem a festa. As peças irão enfeitar toda a área gastronômica, as barraquinhas de quitutes juninos e as proximidades do panelão em que será preparada ao vivo a maior canjica do Brasil, com duas toneladas e 80 quilos. As peças também vão integrar a área de shows que neste ano contará com a dupla Marcos e Belutti e o grupo Cidade Negra.

 

Como fazer uma flor em EVA

 

            Para quem se inspirou na decoração do Piçarraiá, a professora e artesã Maria Terezinha Gomes dá dicas para produção de uma colorida flor com EVA:

 

Materiais: Tesoura, lápis preto, cola de EVA ou cola quente (neste caso precisa de uma pistola para trabalhar com a cola quente) e o EVA nas cores desejadas (para o Piçarraiá foram usadas as cores verde limão, verde folha, amarelo, azul, branco, rosa e laranja)

 

Modo de fazer: Com auxílio do lápis, desenhe o formato das pétalas e folhas que você quer no EVA. Também faça pequenos círculos em um EVA de outra cor, para que seja o miolo da flor. Após, recorte no formato desenhado.  Lembre-se que você pode generalizar e usar o mesmo método para colocar em prática vários tipos de flores e folhas. Neste momento você inicia a colagem. Comece pelas folhas mais escuras, unindo as suas pontas. Se a ideia é deixar uma flor bem preenchida, acrescente mais “folhas” por cima, intercalando, para que todas apareçam. Cole as pétalas por cima, também de forma intercalada e, por fim, cole o miolo no centro da flor.

 

Programação Piçarraiá 2018

Sexta-Feira (13/7)

15h – Desfile de abertura pela Av. Nereu Ramos

19h às 24h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar

 

Palco Cultural

20h – Show Jefferson Granada

21h30min – Show Homem Banda e Sua Mina

 

Palco Principal

19h – Abertura da festa com a chegada da Turma da Tia Bilica

20h – Apresentação de Danças Típicas

21h – Escolha do Casal Piçarraiá 2018

21h30min – Show Banda Não Pise na Grama

23h – Show Nacional Cidade Negra

 

Sábado (14/7)

14h às 24h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar

 

Palco Cultural

13h30min – Abertura dos Portões

13h30min – Show Orimar Hess Jr.

14h – Distribuição gratuita da maior canjica do Brasil

14h30min – Show de Humor Mané Darci

15h30min – Apresentação Dança Caipira

16h – Festival Infantil com Patrulha Canina, Miraculous e Frozen.

17h30min – Apresentação Dança Gaúcha

18h30min – Show Renan Lucas

20h – Show Carol Hends

21h30min – Show Forróbodó

 

Palco Principal

22h – Show Dany e Rafa

23h30min – Show Nacional Marcos e Belutti

 

Fotos para downloadhttps://drive.google.com/drive/folders/1DQrTPIvZ4xD7TSgX11nBsOJTKL3EGnrl?usp=sharing

 

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras

Martha Kienast – litoral1@grupoodp.com.br  – +55 (47) 3346-3797 ou 9 9994-1265.

 

Piçarraiá 2018

www.facebook.com/amoviveraqui

Local: Ginásio Aurélio Solano de Macedo, Rua 200, s/nº