Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
entretenimento

Piçarraiá terá decoração acessível

Piçarraiá terá decoração acessível

“Brasil na Copa do Mundo” será tema da decoração da festa da maior canjica do Brasil, realizada nos dias 13 e 14 de julho. Artesã ensina a fazer flor que será um dos enfeites usados no Piçarraiá

 

            Um festejo atraente e ao mesmo tempo acessível. Este é um dos focos do Piçarraiá, a festa da maior canjica do Brasil, que será realizada entre 13 e 14 de julho em Balneário Piçarras (SC). Para fazer com que o evento fique encantador e não custe altas cifras, o festejo contará com materiais reaproveitados. Com a reforma das peças, a organização investirá menos de R$ 1,5 mil na decoração, valor considerado baixo para o tamanho da festa, e que dá um efeito bonito, acolhedor e que encanta quem passa pelo local. “Todos os anos procuramos melhorar e aprimorar a decoração, que é produzida com muita dedicação, amor e carinho, para que o evento seja inesquecível para a cidade.”, acrescenta a professora e artesã responsável pela decoração do Piçarraiá, Maria Terezinha Gomes.

            Dos últimos anos foram guardados materiais como TNT, barbantes, EVA e fitilhos, que costumam se conservar por longos períodos se bem armazenados. Todas as peças receberão alguns detalhes novos para entrarem no tema deste ano: Brasil na Copa do Mundo. Com os materiais são produzidos arranjos, flores, bandeirinhas, balões e até as Matrioskas, tradicionais bonecas Russas, um dos símbolos dos jogos de 2018. “A festa visa arrecadar fundos para as escolas e doações para a comunidade e por isso temos que abusar da criatividade para atingir este objetivo e, ao mesmo tempo, deixar tudo bonito e alegre”, explica a secretária de educação, Laureci Bernadete Schneider Pereira.

            Toda a decoração é feita por integrantes da Secretaria de Educação de Balneário Piçarras e é produzida nos três meses que antecedem a festa. As peças irão enfeitar toda a área gastronômica, as barraquinhas de quitutes juninos e as proximidades do panelão em que será preparada ao vivo a maior canjica do Brasil, com duas toneladas e 80 quilos. As peças também vão integrar a área de shows que neste ano contará com a dupla Marcos e Belutti e o grupo Cidade Negra.

 

Como fazer uma flor em EVA

 

            Para quem se inspirou na decoração do Piçarraiá, a professora e artesã Maria Terezinha Gomes dá dicas para produção de uma colorida flor com EVA:

 

Materiais: Tesoura, lápis preto, cola de EVA ou cola quente (neste caso precisa de uma pistola para trabalhar com a cola quente) e o EVA nas cores desejadas (para o Piçarraiá foram usadas as cores verde limão, verde folha, amarelo, azul, branco, rosa e laranja)

 

Modo de fazer: Com auxílio do lápis, desenhe o formato das pétalas e folhas que você quer no EVA. Também faça pequenos círculos em um EVA de outra cor, para que seja o miolo da flor. Após, recorte no formato desenhado.  Lembre-se que você pode generalizar e usar o mesmo método para colocar em prática vários tipos de flores e folhas. Neste momento você inicia a colagem. Comece pelas folhas mais escuras, unindo as suas pontas. Se a ideia é deixar uma flor bem preenchida, acrescente mais “folhas” por cima, intercalando, para que todas apareçam. Cole as pétalas por cima, também de forma intercalada e, por fim, cole o miolo no centro da flor.

 

Programação Piçarraiá 2018

Sexta-Feira (13/7)

15h – Desfile de abertura pela Av. Nereu Ramos

19h às 24h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar

 

Palco Cultural

20h – Show Jefferson Granada

21h30min – Show Homem Banda e Sua Mina

 

Palco Principal

19h – Abertura da festa com a chegada da Turma da Tia Bilica

20h – Apresentação de Danças Típicas

21h – Escolha do Casal Piçarraiá 2018

21h30min – Show Banda Não Pise na Grama

23h – Show Nacional Cidade Negra

 

Sábado (14/7)

14h às 24h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar

 

Palco Cultural

13h30min – Abertura dos Portões

13h30min – Show Orimar Hess Jr.

14h – Distribuição gratuita da maior canjica do Brasil

14h30min – Show de Humor Mané Darci

15h30min – Apresentação Dança Caipira

16h – Festival Infantil com Patrulha Canina, Miraculous e Frozen.

17h30min – Apresentação Dança Gaúcha

18h30min – Show Renan Lucas

20h – Show Carol Hends

21h30min – Show Forróbodó

 

Palco Principal

22h – Show Dany e Rafa

23h30min – Show Nacional Marcos e Belutti

 

Fotos para downloadhttps://drive.google.com/drive/folders/1DQrTPIvZ4xD7TSgX11nBsOJTKL3EGnrl?usp=sharing

 

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras

Martha Kienast – litoral1@grupoodp.com.br  – +55 (47) 3346-3797 ou 9 9994-1265.

 

Piçarraiá 2018

www.facebook.com/amoviveraqui

Local: Ginásio Aurélio Solano de Macedo, Rua 200, s/nº

Related posts

Balneário Shopping traz 2ª edição do Balneário Beer Week

Livraria Cultura lança sebinho de livros seminovos no site

Diário da Cidade

Cantora Mareike faz show em Blumenau neste domingo (29)

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: