Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Plano de recursos hídricos da Bacia do Rio Camboriú é entregue à comunidade na CDL de Balneário Camboriú

Plano de recursos hídricos da Bacia do Rio Camboriú é entregue à comunidade na CDL de Balneário Camboriú

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contiguas acaba de ser entregue. Segundo Bruno Beilfuss, diretor de recursos hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), o estudo é fundamental para a implementação de polícias públicas eficazes para a gestão das águas da região. A solenidade de entrega foi realizada no auditório do edifício-sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú e contou com a participação dos representantes das entidades que fazem parte do Comitê da Bacia do Rio Camboriú, entre outros convidados. A CDL-BC é uma das entidades que fazem parte do comitê sendo representada pela presidente Eliane Colla e pela diretora de Relações Institucionais, Luciene Vieira.

O plano faz um diagnóstico para a bacia e prevê que nos próximos 10 anos o Rio Camboriú não terá mais condições de atender as necessidades da população dos dois municípios. Conforme Beilfuss, essa capacidade de ajudar a planejar o futuro da utilização dos recursos hídricos da região é uma das grandes vantagens do plano. “Nós chegamos a um documento que reflete as condições da bacia. Ele até pode ser aperfeiçoado, mas traça uma linha clara da situação e o que é preciso ser feito para os próximos anos”.

A diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú defende a importância da criação do  Parque Inundável para garantir o abastecimento de água das cidades de Camboriú e Balneário Camboriú. O Parque Inundável multiuso tem com objetivo regularizar a vazão do Rio Camboriú e conter cheias nas áreas ribeirinhas.

A ideia do parque foi sugerida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú como a solução mais eficiente para os dois momentos extremos do Rio Camboriú: estiagem e cheia. Além de aumentar a disponibilidade hídrica e deter as vazões de cheias, o projeto também será um espaço para uso recreativo e de conservação ambiental dessa área.

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú