Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Plano de recursos hídricos da Bacia do Rio Camboriú é entregue à comunidade na CDL de Balneário Camboriú

Plano de recursos hídricos da Bacia do Rio Camboriú é entregue à comunidade na CDL de Balneário Camboriú

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contiguas acaba de ser entregue. Segundo Bruno Beilfuss, diretor de recursos hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), o estudo é fundamental para a implementação de polícias públicas eficazes para a gestão das águas da região. A solenidade de entrega foi realizada no auditório do edifício-sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú e contou com a participação dos representantes das entidades que fazem parte do Comitê da Bacia do Rio Camboriú, entre outros convidados. A CDL-BC é uma das entidades que fazem parte do comitê sendo representada pela presidente Eliane Colla e pela diretora de Relações Institucionais, Luciene Vieira.

O plano faz um diagnóstico para a bacia e prevê que nos próximos 10 anos o Rio Camboriú não terá mais condições de atender as necessidades da população dos dois municípios. Conforme Beilfuss, essa capacidade de ajudar a planejar o futuro da utilização dos recursos hídricos da região é uma das grandes vantagens do plano. “Nós chegamos a um documento que reflete as condições da bacia. Ele até pode ser aperfeiçoado, mas traça uma linha clara da situação e o que é preciso ser feito para os próximos anos”.

A diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú defende a importância da criação do  Parque Inundável para garantir o abastecimento de água das cidades de Camboriú e Balneário Camboriú. O Parque Inundável multiuso tem com objetivo regularizar a vazão do Rio Camboriú e conter cheias nas áreas ribeirinhas.

A ideia do parque foi sugerida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú como a solução mais eficiente para os dois momentos extremos do Rio Camboriú: estiagem e cheia. Além de aumentar a disponibilidade hídrica e deter as vazões de cheias, o projeto também será um espaço para uso recreativo e de conservação ambiental dessa área.

Posts Relacionados

Teatro Municipal Bruno Nitz terá espetáculo The Beatles nesta quinta-feira

Balneário Camboriú e região foram divulgadas no Peru e na Argentina, através do projeto Visite BC

Camboriú vai sediar o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

O Passeio San Miguel vai fechar?

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú

Futevôlei Challenge Cup agita as areias da Praia Central

Secretaria da Pessoa Idosa promove tarde musical nesta sexta-feira

Dia Mundial da Saúde será comemorado com ações na Praça Tamandaré

Últimos dias para se inscrever no curso de boas práticas para manipuladores de alimentos de Camboriú