Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Plebiscito, referendo e iniciativa popular avançam em Balneário Camboriú

Após inclusão na Lei Orgânica, proposta de regulamentação é protocolada na Câmara de Vereadores

Você gostaria de participar diretamente de decisões importantes sobre sua cidade? Em vigor desde 04 de maio de 2022, a Emenda à Lei Orgânica n.º 17/2022, de iniciativa do Vereador André Meirinho, reconheceu os institutos plebiscito, referendo e iniciativa popular em Balneário Camboriú.

Agora, para que os institutos possam ser colocados em prática, é necessário estabelecer as regras e procedimentos que devem ser seguidos pelo poder público, como por exemplo, quem poderá convocá-los, como as perguntas deverão ser elaboradas, os trâmites após a votação, entre outros. Neste sentido, o Vereador Meirinho, protocolou o Projeto de Lei Complementar n.º 08/2022, que foi subscrito também pelos vereadores Eduardo Zanatta, Elizeu Pereira, Juliana Pavan, Nilson Probst e Victor Forte.

A Emenda Constitucional nº 111/2021 estabeleceu que consultas populares serão realizadas concomitantemente às eleições municipais, aproveitando-se do momento de uso das urnas eletrônicas para escolha de prefeitos e vereadores, não gerando custos adicionais ao município. As questões deverão ser aprovadas pela Câmara de Vereadores e enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral no prazo de até 90 dias antes do pleito.

“Nossa expectativa é que nas eleições municipais de 2024, além de escolher prefeito e vereadores, a população tenha a oportunidade de decidir questões estratégicas e/ou polêmicas que impactam no planejamento e definição do futuro da cidade”, conclui o vereador André Meirinho.

Mas o que é plebiscito, referendo e iniciativa popular?

O plebiscito é uma consulta feita à população para que decidam sobre algum assunto de natureza legislativa ou administrativa, ANTES de ser adotado pelo poder público. Como exemplo, pode ser citado o plebiscito sobre a obra de ampliação da faixa de areia da praia central em Balneário Camboriú, realizado no ano 2001, porém na época foi autorizado por lei específica.

O referendo é uma consulta feita à população para que decidam sobre algum assunto de natureza legislativa ou administrativa, DEPOIS de ser aprovado pelo poder ou autoridade competente. Por exemplo, sobre o comércio de armas de fogo, realizado em 2005, em âmbito nacional.

A iniciativa popular é a apresentação de um projeto de lei ao Poder Legislativo sob a forma de moção, contendo as assinaturas de eleitores. Em Balneário Camboriú, a Lei Orgânica já prevê que os projetos de lei apresentados por meio de iniciativa popular precisarão ter, no mínimo, 5% (cinco por cento) do total do número de eleitores.

Saiba mais

Vários países utilizam esse modelo de democracia participativa. No Brasil, o Art. 14 da Constituição Federal de 1988 já previa os institutos do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular como formas de exercício do poder que emana do povo, sendo regulamentados pela Lei Federal n.º 9.709/1998.

Apesar de previsto na Constituição Federal, a consulta por parte dos municípios depende de Lei Municipal. No âmbito dos estados e dos municípios, estes institutos de participação são mais utilizados em questões de criação de novos estados ou municípios, alterando os limites dos territórios existentes.

Na história recente, pode-se citar o plebiscito sobre a forma e sistema de governo brasileiro, realizado em 1993, bem como a criação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n.º 135/2010), criada por meio de iniciativa popular.

Texto: Assessoria / Gabinete Vereador André Meirinho
Foto: Divulgação / André Luiz Mazocco

Links

Projeto de Lei Complementar n.º 8/2022: https://www.balneariocamboriu.sc.leg.br/proposicoes/Projetos-de-Leis-Complementares/0/1/0/128128

Posts Relacionados

Teatro Municipal Bruno Nitz terá espetáculo The Beatles nesta quinta-feira

Balneário Camboriú e região foram divulgadas no Peru e na Argentina, através do projeto Visite BC

Camboriú vai sediar o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

O Passeio San Miguel vai fechar?

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú

Futevôlei Challenge Cup agita as areias da Praia Central

Secretaria da Pessoa Idosa promove tarde musical nesta sexta-feira

Dia Mundial da Saúde será comemorado com ações na Praça Tamandaré

Últimos dias para se inscrever no curso de boas práticas para manipuladores de alimentos de Camboriú