Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Ponto de Garopaba junta-se ao do Porto na lista das praias sem condições de banho

O ponto 2 da praia de Garopaba, no Centro, próximo à Rua Lauro S. Muller juntou-se ao ponto à esquerda do molhe central da praia do Porto, em Imbituba, na indesejável lista das praias catarinenses que não oferecem condições de banho. A informação está no 7º relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (20) pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

Esta é a primeira vez que Garopaba tem uma praia considerada imprópria para banho nesta temporada. Já o ponto da praia imbitubense é considerado como impróprio desde o primeiro relatório do ano e ele ficou de fora em apenas uma das sete pesquisas . Laguna e Jaguaruna não apresentam pontos impróprios para banho.

Dos 214 pontos analisados nas praias catarinenses, 138 estão próprios para banho. O número corresponde a 64,5% do total de locais avaliados. Em Florianópolis, dos 75 pontos monitorados, 49 (65,3%) estão próprios para banho e, nos demais locais do estado, 89 (64%) estão próprios.

As coletas e análises foram feitas entre os dias 16 e 19 de janeiro. Os resultados estão à disposição no www.fatma.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Em relação ao relatório da semana passada, 13 pontos passaram a ser impróprios e outros três passaram para próprio. “As chuvas no final do dia e na madrugada influenciam diretamente o resultado. Apesar do aumento de locais impróprios, o relatório deste ano ainda é melhor que o do mesmo período do ano passado, que apresentava 135 pontos próprios”, explica o técnico de Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

O técnico salienta que os banhistas devem evitar entrar na água perto de saídas pluviais e de rios. As tradicionais placas que apontam as condições das praias têm sido constantemente alvo de vandalismo, por isso é importante a consulta pela internet antes do banho de mar.

 

COMO É FEITO

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado.

Para esta temporada, as amostras começaram a ser coletadas em  31 de outubro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é  considerado próprio. Segundo o Governo do Estado, o programa da Fatma é um dos mais completos do Brasil e executado há 40 anos.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público