Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Porto de Itajaí é contemplado com o Prêmio Via Viva 2021

Porto de Itajaí foi agraciado com o Prêmio Via Viva 2021, na categoria Porto Público, entregue na última quinta-feira (21), através de José Renato Ribas Fialho, Superintendente de Desempenho Desenvolvimento e Sustentabilidade na ANTAQ.

Os vencedores do Prêmio foram anunciados nesta quarta-feira (20), durante o segundo dia da 5ª edição do Via Viva – Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, cujo tema foi “Investimento Verde e Resiliência”, e sua transmissão ocorreu através do canal no YouTube Minfraestrutura.

Por intermédio do Ministério da Infraestrutura (MINFRA), o Governo Federal reconheceu sete projetos ligados à infraestrutura de transportes relativo a boas práticas em gestão socioambiental. A decisão para eleger o vencedor, tem como base o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), para o setor de infraestrutura de transportes. O IDA avalia e estimula boas práticas em gestão socioambiental, e tem o objetivo de averiguar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor, servindo de parâmetro para avaliar a capacidade e a qualidade da gestão ambiental, nos empreendimentos de infraestrutura de transportes.

Ainda neste mês, o Porto de Itajaí conquistou o 1º lugar no ranking nacional do IDA através das iniciativas para a contribuição da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, disseminação de boas práticas de operação e gestão do setor, fomentação a pesquisa e a produção técnico-cientifica. Dentre os critérios analisados através da comissão da premiação, destaque para indicadores como: Licença ambiental, prevenção de riscos e atendimento de emergência, redução do consumo de energia, gerenciamento de resíduos sólidos, divulgação de informações ambientais do porto.

Com o intuito de avigorar a importância da discussão acerca do tema, o Ministério da Infraestrutura proporciona anualmente, por meio de chamada pública para o acatamento de trabalhos científicos com a temática relativa ao ano. A iniciativa proporciona para os profissionais e especialistas, uma significativa oportunidade para compartilharem e divulgarem estudos e experiências existentes no Brasil.

O Via Viva é um fórum permanente de discussão dos temas socioambientais que permeiam a infraestrutura de transportes, o conceito visa representar a transformação constante e os distintos posicionamentos dos múltiplos setores da sociedade. A realização do evento consolida o comprometimento com a sustentabilidade ambiental nas decisões a serem providenciadas e políticas do Ministério da Infraestrutura.

A quarta edição do Via Viva, ocorreu no ano anterior com a projeção do tema “Financiamento verde, Infraestrutura resiliente e do baixo carbono”, a abordagem está relacionada com a crescente demanda de discussões referente ao planejamento, gestão e operação da infraestrutura de transportes. Este ano o evento abordou “Investimento Verde e Resiliência”, com ênfase no financiamento da infraestrutura por meio de títulos verdes e planejamentos de adequação relacionada a mudanças climáticas, com o objetivo de tornar os empreendimentos mais sustentáveis e resilientes.

“O Porto de Itajaí novamente foi contemplado com o prêmio relativo ao IDA, na categoria Porto Público, na última quinta-feira (21). Nós trabalhamos com diversos monitoramentos ambientais, com o intuito de identificar possíveis implicações e dessa forma, desenvolver repostas para reduzir ao máximo os efeitos desta atividade que é essencial para o município de Itajaí. O resultado do IDA é o reconhecimento deste compromisso firmado por todos os colaboradores portuários e estamos muito felizes com mais esta premiação”, ressalta Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

Posts Relacionados

Águas de Penha vai instalar reservatório móvel inédito para atender bairros São Cristóvão e São Nicolau no verão

Concurso cultural “Nossa Água, Nossa Vida” premia escolas de Penha

SENAR/SC promove 20 cursos gratuitos no vale do Itajaí em dezembro

Diário da Cidade

FAE Business School em Itajaí (SC) vai realizar curso na área de negócios em novembro e dezembro

Audiência pública vai discutir proposta de adequação do Código Urbanístico

Técnico de handebol Drean Farencena Dutra é homenageado na Câmara de Itajaí

Agência do Sebrae Itajaí passa a atender em novo endereço

Especialista em macrófita do ISI Biomassa-MS visita captações de água na cidade de Penha

Procuradoria da Mulher de Navegantes participa do 1º Encontro Estadual na Alesc

Caixinhas de som podem ser proibidas nas praias de Itajaí

Em audiência pública no Senado Federal, representantes locais defendem a manutenção da autoridade portuária no Porto de Itajaí

Alínea Reserva Itajaí é o novo condomínio na cidade que mais cresce em Santa Catarina

Águas de Penha apresenta programa de incentivo à igualdade racial à comunidade

Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária para Eleições

Sessão extraordinária desta sexta (22) terá em pauta doação de terreno para construção da sede da AMA

Mastologista do Hospital Marieta reforça estudo recente que aponta queda no número de mortes por câncer de mama com a realização anual da mamografia

Voluntários da Câmara participaram do Pedágio da Rede Feminina de Combate ao Câncer

“Políticas Públicas para as Mulheres” será tema de Audiência Pública na quinta-feira (28)

Hospital Marieta testa tecnologia cirúrgica com vídeo em 3D

Legislativo e RFCC chamam atenção para o Outubro Rosa e Pedágio Solidário