Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Porto de Itajaí em parceria com o SEST SENAT realiza campanha de conscientização ao novo Coronavírus

Nesta manhã de segunda-feira, 13, profissionais do SEST SENAT de Itajaí estiveram participando de uma campanha de conscientização no combate ao novo Coronavírus (COVID-19) com motoristas de cargas no Porto de Itajaí.

A atividade faz parte da terceira semana de ação da entidade em apoio aos trabalhadores de transporte que utilizam portos e demais pontos de operações com a atuação direta de caminhoneiros. Durante os atendimentos, os trabalhadores tiveram a oportunidade de receberem orientações sobre os sintomas da COVID-19 e foram instruídos sobre como higienizar veículos e mãos.

A ação faz parte de uma mobilização nacional, e vem acontecendo desde o dia 26 de março em todo o território brasileiro. Até o momento já foram atendidos cerca de 208 mil trabalhadores de transporte.

Aqui na região da AMFRI, a ação recebeu o slogan intitulado “Campanha Herói Caminhoneiro no Porto de Itajaí, e paralelo ao porto, as ações também estão acontecendo nessa semana em outros pontos como: Portonave (Terminal Portuário de Navegantes), Postos de combustíveis, pontos com balanças da ANTT em Itapema e Garuva, entre outros pontos da região.

“Este dia acabou sendo muito proveitoso, pois tivemos todo o apoio da Guarda Portuária e da Coordenação de Meio Ambiente para a realização desta campanha. Ficamos extremamente felizes com o respaldo que tivemos dos caminhoneiros ao serem abordados por nossa equipe de instrutores. Pudemos observar ainda que todos estão apoiando esta ação. Diante do surto do COVID-19 em que estamos vivenciando, percebemos ainda a preocupação dos motoristas com a sociedade e principalmente com a saúde deles. Fizemos a distribuição de um kit de higiene para cada motorista, contendo álcool 70% para higienização das mãos e dos veículos, luvas e máscaras faciais. Fizemos um breve questionário oral baseando-se em diversas informações e orientações sobre o Covid-19, e por fim preenchemos um relatório, caso o mesmo apresente algum sintoma de gripe, ou se está sob acompanhamento”, destacou Rosemeri Inácio – Instrutora do SEST SENAT de Itajaí.

Por mais de um ano a Superintendência do Porto de Itajaí através de sua Coordenadoria de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade, vem sendo atendido com periodicidade pelo SEST SENAT através de diversas campanhas, sendo todas voltadas para a saúde e dinâmica de trabalho do setor portuário local.

“Essas ações de prevenção para toda a comunidade portuária, aos usuários do porto, principalmente para aqueles que fazem a rotina diária de entradas e saídas do terminal, espera-se que seja adotado um nível de conscientização, onde toda e qualquer iniciativa não seja utilizada somente no ambiente portuário, mas também nas suas casas, junto às suas famílias. Esse é o nosso objetivo, onde as medidas de prevenção realmente possam estar em funcionamento. Esta campanha de mobilização ao combate do Coronavírus, realizada pelo SEST SENAT de Itajaí, e também em âmbito nacional, veio para reforçar um momento muito difícil que todos nós estamos enfrentando quanto ao surto do novo Coronavírus, por isso, não podemos esquecer dessas medidas de prevenção”, pontuou Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade.

Desde que foi implantada em todo o território brasileiro, o objetivo principal desta campanha é dar suporte aos profissionais (caminhoneiros/transportadores), que precisam continuar atuando no atual momento de crise para garantir o abastecimento do país.

“A nossa atividade portuária está classificada como essencial, como a dos trabalhadores e também transportadores. Atualmente o Governo Federal tem demonstrado total preocupação com eles, porque são a forma motora que nós temos de levar os remédios, os alimentos e tudo o que efetivamente a sociedade precisa nessa situação de guerra contra o Covid. Neste importante momento onde o SEST SENAT, juntamente com o Ministério da Saúde e Ministério da Infraestrutura, está realizando demandas nesse sentido, nas estradas e nos portos, tentando o máximo possível conscientizar através de ações, e orientações, que estes caminhoneiros continuem exercendo suas atividades, tanto de transporte quanto de operação no porto, e acima de tudo com extrema segurança e suporte à sua saúde”, conclui o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

Esta campanha de mobilização nacional idealizada pelo SEST SENAT em combate ao novo Coronavírus, conta com o apoio e parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Infraestrutura, Ministério da Saúde, ANTT, empresas privadas, concessionárias de rodovias, entidades do setor de transporte e portos públicos e privados do país.

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo