Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Praia Limpa termina na terça-feira

Praia Limpa termina na terça-feira

O Projeto Praia Limpa 2018 está chegando ao fim. Até terça-feira (13), as tendas do projeto, que visa conscientizar turistas e moradores sobre os cuidados com o meio ambiente, estarão montadas nas praias Central e de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho.

Os últimos quatro dias vão ser movimentados. No sábado (10), domingo (11) e segunda-feira (12), a equipe do projeto interage com os banhistas na Praia Central, entregando sacolinhas e cartilhas sobre a destinação correta do lixo em uma caminhada pela areia. A atividade, denominada Arrastão de Sensibilização Ambiental, é aberta à comunidade. Quem quiser participar, basta ir até os pontos de saída da caminhada (confira a programação abaixo, com os locais de saída).

As palhaças Sorella e Sollí, que reforçam as ações do Praia Limpa trabalhando a sensibilização ambiental de forma lúdica, também animarão a orla durante o feriadão. Elas distribuem apitos aos banhistas e incentivam o uso do dispositivo toda vez que alguém deixa lixo na areia. Também haverá atividades recreativas com crianças, com foco na educação ambiental e nos animais marinhos.

A maquete que mostra o caminho que o lixo percorre até chegar ao mar poderá ser visitada. Com rua, calçadas, tubulação e prédios, a maquete estará montada na Barra Sul, próximo ao Molhe.

Iniciado em 04 de janeiro, o Praia Limpa conta com a participação de estagiários de cursos de graduação, que distribuem sacolinhas e pulseirinhas para ajudar a localizar crianças perdidas e materiais informativos referentes à destinação correta do lixo. Neste ano, o foco do projeto é o lixo marinho, que polui as águas e mata animais como peixes, tartarugas e aves. O projeto é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com a ONG Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental (IDEIA).

Projeto distribuiu 96.331 sacolinhas

Até 30 de janeiro, foram distribuídas 96.331 sacolinhas, 12.775 pulseiras e 3.623 cartilhas. Nesse período, os monitores ajudaram 30 crianças que se perderam a localizar os pais, graças à pulseirinha.

“Conseguimos executar todas as ações planejadas. A parceria entre o poder público e o IDEIA foi extremamente positiva, pois o Instituto buscou recurso junta à empresa privada, diminuindo o custo para a prefeitura na execução do projeto”, comenta o educador ambiental e presidente do IDEIA, Cristiano Voitina.

Na Praia Central, as tendas do projeto (localizadas na altura da Praça Tamandaré e das ruas 2001, 1401, 2500 e 3100) estão abertas das 10h às 15h. Nas praias agrestes (Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras), as barracas atendem o público das 11h às 16h. Além das cartilhas, é possível encontrar nas barracas materiais informativos sobre diatomáceas e briozoários, organismos marinhos exóticos que começaram a surgir na Praia Central em 2004, e também material de uma campanha contra o trabalho infantil, do Ministério Público do Trabalho.

Programação

Sábado (10)
Praia Central
9h – Arrastão de Sensibilização Ambiental. Saída na altura da rua 2001, em direção à Praça Almirante Tamandaré
Praia do Estaleiro
12h – Arte da palhaçaria e atividades recreativas perto da posto guarda-vidas

Domingo (11)
Praia Central
9h – Arrastão de Sensibilização Ambiental na Praia Central. Saída na altura da rua 3100, em direção à Praça Almirante Tamandaré
Praia de Taquaras
12h – Arte da palhaçaria e atividades recreativas perto da posto guarda-vidas

Segunda-feira (12)
Praia Central
9h – Arrastão de Sensibilização Ambiental. Serão dois pontos de saída: da altura da rua 2001, em direção à Praça Almirante Tamandaré, e da rua 3100, em direção à Praça Almirante Tamandaré.

Praia Central
11h – Arte da palhaçaria e atividades recreativas perto do Molhe da Barra Sul

Terça-feira (13)
Passarela da Barra
11h – Arte da palhaçaria e atividades recreativas

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3363-7145

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH