Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Praias de Balneário Piçarras são classificadas com nota máxima de balneabilidade

Praias de Balneário Piçarras são classificadas com nota máxima de balneabilidade

Relatório mensal do Instituto do Meio Ambiente aponta praias em condições perfeitas para temporada

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas entre os dias 12 a 14 de novembro em todo o litoral catarinense. Balneário Piçarras recebeu analises na Praia Central e na Praia do Norte, consagrando-se pelo 56º mês consecutivo com a balneabilidade própria para banho.

Na região, são monitoradas as praias de Balneário, Bombinhas, Barra Velha, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Porto Belo. Dentre essas apenas Itajaí, Bombinhas e Balneário Piçarras foram constatados com a nota (10) máxima de limpeza.

A cidade investe forte na limpeza da orla da praia e na manutenção da balneabilidade. Esse ano foi adquirida a Máquina Saneadora que faz a limpeza e revolvimento da areia, retirando resíduos enterrados em até vinte centímetros e expondo bactérias a luz solar. Outra atividade realizada de maneira periódica é o mutirão de limpeza da praia e da restinga, que objetiva a conscientização da população quanto ao tema.

Uma das ações faz referência ao cuidado com o Rio Piçarras, que afeta diretamente à balneabilidade. “Nossa balneabilidade provém de um conjunto de fatores. Todas as atividades do Rio Piçarras acabam afetando nossa praia, o gerenciamento da bacia hidrográfica traz esses resultados positivos, em que trabalhamos para evitar que qualquer tipo de efluente não tratado ou contaminado, protegendo nossa praia” comentou Marcos Zaleski, Presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente.

Para afirmar se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a IMA analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. “Os resultados positivos são um reflexo das boas condições ambientais, especialmente a nível de bacia hidrográfica, nosso focamos mais em garantir essa balneabilidade tão positiva e desejada que possuímos”, comemora Marcos.

Durante o período da temporada, são realizadas analises semanais das praia da região, promovendo ao banhista mais segurança e conforto na hora de tomar seu banho de mar. Além dos resultados da IMA, Balneário Piçarras também possui resultados positivos de análises efetuadas pela Universidade do Vale do Itajaí, em que observa outros fatores biológicos, necessários para a obtenção do Certificado Internacional da Bandeira Azul, que a cidade hasteia em dezembro.

Bandeira Azul

Devido a suas políticas de preservação e conscientização da população quanto a limpeza da praia e do mar, Balneário Piçarras conquistou o certificado internacional da Bandeira Azul. O trecho da praia central certificado é o único do Estado localizado estritamente em ambiente urbano, sendo a principal área de utilização por banhistas e movimentação de pessoas. O ato de homologação e hasteamento simbólico da Bandeira acontecerá no dia 13 de dezembro, no Molhe Norte as 10h da manhã.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição