Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Praias do Estaleiro e Estaleirinho têm aula de yoga e atividades de educação ambiental nesta semana

Aula de yoga e jogos de conscientização ambiental são algumas das atividades gratuitas que ocorrerão na Praia do Estaleiro nesta sexta-feira (21), a partir das 8h. A programação cumpre um dos requisitos do programa Bandeira Azul, que é o de incentivar a educação ambiental no Estaleiro e Estaleirinho, as duas praias de Balneário Camboriú que receberam o certificado do Bandeira Azul para a temporada 2021/2022 pela quarta vez consecutiva.

A primeira atividade será uma aula de yoga às 8h. Após, em uma tenda temática, haverá jogos de conscientização ambiental para as crianças com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Às 10h, será formado um mutirão para a limpeza da praia

No sábado (22), essas atividades serão desenvolvidas na Praia do Estaleirinho, nos mesmos horários. O ponto de encontro para as ações nas duas praias é na altura do local onde está hasteada a Bandeira Azul.

“Durante 2021, já foram feitas ações de conscientização, como a instalação de bituqueiras nas passarelas das praias (para recolhimento de bitucas de cigarro) e também aulas de educação ambiental nas escolas municipais dos bairros de Estaleirinho e Taquaras. As aulas de educação ambiental abordaram as temáticas de mudanças climáticas e resíduos sólidos no contexto do desenvolvimento urbano e aumento demográfico”, diz o oceanógrafo Luidgi Marchese, especialista em gestão de praias contratado pela Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú para executar as atividades de educação ambiental.

Bandeira Azul ficará hasteada durante a temporada de verão

Bandeira Azul é um selo é internacional e concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios que envolvem qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental.

A Bandeira Azul nas duas praias ficará hasteada durante a temporada de verão 2021/2022 e até a Páscoa (17 de abril). Sinal para os banhistas de que os locais têm qualidade de água e são seguros, a bandeira é recolhida à noite e recolocada de manhã, ou seja, permanece nas praias enquanto há guarda-vidas.

Balneário Camboriú estreou no programa na temporada 2018/2019.

PROGRAMAÇÃO DESTA SEMANA

Praia do Estaleiro

Sexta-feira (21)
8h – Yoga
9h – Tenda temática
10h – Limpeza da praia

Praia do Estaleirinho

Sábado (22)
8h – Yoga
9h – Tenda temática
10h – Limpeza da praia

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA BANDEIRA AZUL*

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.

O Programa Bandeira Azul iniciou na França em 1985. Está implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001.

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), United Nations Environment (UNE), United Nations World Tourism Organization (UNWTO), World Health Organization (WHO), International Union for Conservation of Nature (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), International Lifesaving Federation (ILS), International Council of Marine Industry Associations (ICOMIA), European Environment Agency (EEA), United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), World Cetacean Alliance (WCA) e European Network for Accessible Tourism (ENAT).

*Fonte: www.bandeiraazul.org.br

(confira a programação abaixo).

Posts Relacionados

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

Mulher é detida após furtar espumante de quase R$ 500 em estabelecimento de Balneário Camboriú

ReciclaBC amplia capacidade de coleta com novo caminhão compactador

Motorista danifica comércio em Camboriú após suspeita de traição

Tempo bom com friozinho em Balneário Camboriú neste final de semana

Camboriú oferece 30 Vagas para o Curso de Bombeiro Comunitário

Homem é preso por arrombamento e furto em mercado na Vila Real em Balneário Camboriú

1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário reúne autoridades e especialistas em Balneário Camboriú