Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Prazo para regularizar pendências do MEI encerra nesta terça-feira

“Para não correr o risco de perder o CNPJ, microempreendedores individuais (MEIs) devem regularizar suas pendências até esta terça-feira, 31 de agosto”, alerta a gerente executiva da Credioeste Márcia Biffi ao ressaltar que somente a agência de microcrédito atende, atualmente, 861 MEIs. Ela destaca o importante papel da Credioeste em orientar o máximo de empreendedores possível para que não enfrentem futuros problemas nos negócios.

Outra orientação é consultar prováveis inadimplências com o Simplifica Chapecó – serviço de apoio ao setor empresarial –, que conta com o apoio do Sebrae/SC. A estrutura fica localizada no centro da cidade. O atendimento pode ser realizado por meio do WhatsApp (49 3319-1028), que de janeiro a junho deste ano foi o canal que contribuiu para o auxílio de 8.590 pessoas.

“Desde o início da pandemia tivemos que nos adaptar as novas tecnologias e aos novos meios de comunicação. O atendimento on-line nos permitiu alcançar um público maior em comparação com outros períodos pré-pandemia. Agora, ficou muito mais fácil para o empreendedor verificar sua situação e evitar maiores problemas”, recomenda o gerente do Simplifica Chapecó Ivan Barbiero ao ressaltar que em média 50% dos MEIs estão com a contribuição do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) atrasados.

Além dos atendimentos por WhatsApp, o Simplifica Chapecó também auxiliou 2.018 pessoas por telefone, 949 pessoas de forma remota e presencial e 506 pessoas por e-mail.

“Prestamos apoio para os empreendedores, preferencialmente, pelos recursos on-line para garantirmos a segurança de todos na pandemia. É fundamental que os MEIs tirem suas dúvidas e fiquem atentos ao prazo. Porém, para os que têm dificuldade de manusear aparelhos tecnológicos e aplicativos, também orientamos presencialmente. Basta agendar atendimento e respeitar as medidas de prevenção à covid-19, como o uso de máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento de um metro e meio e verificar a temperatura”, destaca Ivan.

Os empreendedores que não regularizarem a situação podem receber a cobrança judicial da dívida inscrita, além de perder os direitos aos benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio doença, dentre outros. Também correm o risco de serem excluídos dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal. “Para o MEI que deu baixa no CNPJ, é importante lembrar que o cancelamento não extingue a dívida. É necessário quitar os débitos atrasados e evitar o aumento de juros e multas”, alerta Ivan.

A gerente executiva Credioeste ainda chama a atenção dos empreendedores para as linhas de crédito. “Somos fortes aliados dos chapecoenses. Oferecemos os programas Juro Zero e Microcrédito, que auxiliam os empreendedores que estão iniciando seus negócios e contribuem para o crescimento de suas empresas. Por isso, lembramos que quem não regularizar sua situação, infelizmente, terá dificuldades de obter crédito e, consequentemente, de fortalecer sua atividade. Entre em contato com o Simplifica Chapecó e verifique se você está em dia com o pagamento da contribuição”, afirma Márcia.

SIMPLIFICA CHAPECÓ

O Simplifica Chapecó atende de segunda a sexta-feira das 7h às 19 horas. A estrutura está localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº. 145 I, no centro, na Diretoria de Tributos (antiga Prefeitura), próximo a praça Coronel Bertaso. Mais informações pelo telefone (49) 3321-8571 ou pelo WhatsApp (49) 3319-1028.

Posts Relacionados

Santander amplia sua presença em Santa Catarina e inaugura novas agências

Diário da Cidade

MPF realiza ação inédita voltada à população em situação de rua em Florianópolis

Sebrae/SC se reúne com produtores de cachaça e banana de Luiz Alves para debater Indicação Geográfica

Vereadores garantem recurso para aplicação em escolinhas esportivas

Em oito meses, IMA realiza 30 operações de fiscalização de produtos perigosos

Vokkan lança manifesto para apresentar o posicionamento do VivaPark Porto Belo, primeiro bairro parque do Brasil

Programa do SENAR/SC transforma a vida de mulheres do campo em São Domingos

Deputado Kennedy Nunes apresenta ao Ministério da Saúde proposta de incluir a cirurgia de correção intrauterina na tabela do SUS

STARK realiza curso sobre M&A e Operações de Crédito no Centro de Inovação Blumenau em 6 de outubro

Feira do Empreendedor Digital 2021 do Sebrae está com as inscrições abertas

II Conecta Saúde promove debate sobre segurança do paciente

Diário da Cidade

FFM tem inscrições abertas em cursos voltados a capacitação de executivos e empreendedores

Cooperativas Ailos se unem para preservar o bem-estar e a saúde mental de colaboradores

Santa Catarina zera imposto de medicamentos do kit intubação

Ferramenta gratuita do SENAR ajuda a garantir qualidade na produção de leite

Warren Investimentos anuncia aquisição da corretora Renascença DTVM

Governo do Estado trabalha para desbloquear rodovias catarinenses

Mercado imobiliário altamente aquecido atrai novas empresas para a região da Costa Esmeralda

Banco para condomínios fundado em SC recebe novo investimento de 6 milhões de reais

Mapeamento do ecossistema de CTI de SC ainda tem temas disponíveis para projetos