Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Prazo para regularizar pendências do MEI encerra nesta terça-feira

“Para não correr o risco de perder o CNPJ, microempreendedores individuais (MEIs) devem regularizar suas pendências até esta terça-feira, 31 de agosto”, alerta a gerente executiva da Credioeste Márcia Biffi ao ressaltar que somente a agência de microcrédito atende, atualmente, 861 MEIs. Ela destaca o importante papel da Credioeste em orientar o máximo de empreendedores possível para que não enfrentem futuros problemas nos negócios.

Outra orientação é consultar prováveis inadimplências com o Simplifica Chapecó – serviço de apoio ao setor empresarial –, que conta com o apoio do Sebrae/SC. A estrutura fica localizada no centro da cidade. O atendimento pode ser realizado por meio do WhatsApp (49 3319-1028), que de janeiro a junho deste ano foi o canal que contribuiu para o auxílio de 8.590 pessoas.

“Desde o início da pandemia tivemos que nos adaptar as novas tecnologias e aos novos meios de comunicação. O atendimento on-line nos permitiu alcançar um público maior em comparação com outros períodos pré-pandemia. Agora, ficou muito mais fácil para o empreendedor verificar sua situação e evitar maiores problemas”, recomenda o gerente do Simplifica Chapecó Ivan Barbiero ao ressaltar que em média 50% dos MEIs estão com a contribuição do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) atrasados.

Além dos atendimentos por WhatsApp, o Simplifica Chapecó também auxiliou 2.018 pessoas por telefone, 949 pessoas de forma remota e presencial e 506 pessoas por e-mail.

“Prestamos apoio para os empreendedores, preferencialmente, pelos recursos on-line para garantirmos a segurança de todos na pandemia. É fundamental que os MEIs tirem suas dúvidas e fiquem atentos ao prazo. Porém, para os que têm dificuldade de manusear aparelhos tecnológicos e aplicativos, também orientamos presencialmente. Basta agendar atendimento e respeitar as medidas de prevenção à covid-19, como o uso de máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento de um metro e meio e verificar a temperatura”, destaca Ivan.

Os empreendedores que não regularizarem a situação podem receber a cobrança judicial da dívida inscrita, além de perder os direitos aos benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio doença, dentre outros. Também correm o risco de serem excluídos dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal. “Para o MEI que deu baixa no CNPJ, é importante lembrar que o cancelamento não extingue a dívida. É necessário quitar os débitos atrasados e evitar o aumento de juros e multas”, alerta Ivan.

A gerente executiva Credioeste ainda chama a atenção dos empreendedores para as linhas de crédito. “Somos fortes aliados dos chapecoenses. Oferecemos os programas Juro Zero e Microcrédito, que auxiliam os empreendedores que estão iniciando seus negócios e contribuem para o crescimento de suas empresas. Por isso, lembramos que quem não regularizar sua situação, infelizmente, terá dificuldades de obter crédito e, consequentemente, de fortalecer sua atividade. Entre em contato com o Simplifica Chapecó e verifique se você está em dia com o pagamento da contribuição”, afirma Márcia.

SIMPLIFICA CHAPECÓ

O Simplifica Chapecó atende de segunda a sexta-feira das 7h às 19 horas. A estrutura está localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº. 145 I, no centro, na Diretoria de Tributos (antiga Prefeitura), próximo a praça Coronel Bertaso. Mais informações pelo telefone (49) 3321-8571 ou pelo WhatsApp (49) 3319-1028.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)