Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Prefeitura e Águas de Camboriú lançam campanha “Rio Camboriú Sem Plástico”

Prefeitura e Águas de Camboriú lançam campanha “Rio Camboriú Sem Plástico”

Oceano de plástico não é apenas uma metáfora. Até o ano de 2050, prevê-se que o mar terá mais peso em plástico do que em peixes, de acordo com estudo divulgado durante o Fórum Econômico Mundial de Davos. Para ajudar a trazer o tema para o debate e incentivar boas práticas no ambiente escolar, a Fundação do Meio Ambiente (Fucam) e a Águas de Camboriú, com o apoio da Secretaria de Educação, acabam de lançar a primeira edição da campanha “Rio Camboriú Sem Plástico”.

A ação prevê arrecadar itens plásticos com a ajuda de alunos do 3º ano, professores e coordenadores das escolas de Camboriú por um período de 35 dias, com o objetivo de dar a destinação correta aos materiais. Cada turma de 3º ano será uma equipe, que terá de 20 de maio a 25 de junho para coletar os resíduos. O material deve ser entregue limpo nas escolas sob orientação do professor ou responsável pela turma, que fará a quantificação e validação dos itens. Os professores deverão fazer registros fotográficos e em vídeo. A turma que arrecadar mais itens plásticos será a campeã e terá direto a um dia no Parque Beto Carrero World. “O foco é plantar uma sementinha para gerar mudança de hábito nas escolas e um novo olhar sobre a gestão do lixo na nossa cidade”, explica a presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha.
Todo o material arrecadado pelo “Rio Camboriú Sem Plástico” será recolhido pela coleta seletiva municipal nos dias 26 e 27 de junho e transportado para a Praça das Figueiras no dia 28, quando será feita a divulgação dos resultados com a entrega dos prêmios. Após o término da campanha, todo o conteúdo recolhido será destinado à reciclagem. “O propósito da campanha conversa diretamente com o lema da empresa que é o de movimentar a vida e preservar o meio ambiente, trazendo saúde e qualidade de vida às pessoas”, observa a diretora executiva da Águas de Camboriú, Thais Galina.
A turma que ficar em segundo lugar ganhará um passeio experiência estudantil para o Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras. O terceiro, quarto e quinto lugar visitarão o Projeto Tamar em Florianópolis, as cavernas de Botuverá e o Parque Natural da Atalaia, em Itajaí, respectivamente.
O impacto do lixo nos rios e mares
Mesmo que o lixo plástico seja descartado corretamente ele pode ir parar no oceano por meio da chuva e do vento. Segundo o Greenpeace UK, a cada ano são despejados nos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico, desde garrafas e sacos plásticos até canudos. O grande problema é que o microplástico é tão abundante que acabou se tornando parte do ecossistema. Plânctons e pequenos crustáceos se alimentam deles, se intoxicam, e, consequentemente, fazem o mesmo ao serem comidos por pequenos peixes. O processo vai se repetindo até chegar aos grandes peixes, como o atum, e, finalmente ao próprio ser humano.
Outro problema é o fato de o microplástico absorver com facilidade outros tipos de poluentes que se encontram no mar, como pesticidas, metais pesados, poluentes orgânicos persistentes (POPs) e bisfenóis. Isso faz com que o nível de contaminação aumente e os danos à saúde sejam ainda maiores. Entre os problemas de saúde causados pelos POPs e bisfenóis estão diversos tipos de disfunções hormonais, neurológicas, reprodutivas e neurológicas.

Posts Relacionados

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição

Karsten aumenta capacidade produtiva com novas máquinas e abre 300 oportunidades de trabalho