Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Prefeituras de Santa Catarina tornam o trabalho digital e fazem licenças serem aprovadas três vezes mais rápido

Presente em nove cidades, sistema do Aprova Digital conta com quase 27 mil processos tramitados digitalmente

Em busca de reduzir o tempo de aprovação de processos nas prefeituras e gerar melhor qualidade de vida para a população, os municípios precisaram se reinventar. Em Santa Catarina, nove cidades implementaram o sistema do AprovaDigital , GovTech que busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil, e estão vendo suas licenças serem aprovadas 3x mais rápido do que era antes. Ao todo, somando os números de Chapecó, Criciúma, Joinville, Itajaí, Caçador, Mafra, Lages, Massaranduba e Gaspar, já são aproximadamente 27 mil processos que passaram pelo sistema no estado.

A cidade que contou com o maior número de processos ou licenças digitalizadas foi Chapecó. Desde dezembro de 2019, passaram pelo sistema da prefeitura 17.259 documentos e o prazo para a validação foi reduzido de 50 para 20 dias. Na sequência vem a cidade de Itajaí, que conta com o software da Aprova desde outubro de 2019 e já totalizou 2.739 processos digitalizados relacionados ao licenciamento de obras, com redução na espera de 30 para seis dias. Segundo dados obtidos pela startup, a cidade economizou cerca de 250 kg de papel (ou mais de 53.000 folhas sulfite) com esse movimento de levar tudo para a internet. Em terceiro lugar, está a cidade de Lages, com 2.576 processos em formato digital, além da redução de 30 para 10 dias.

Além dos licenciamentos nas cidades acima, o AprovaDigital também passou a atender recentemente o licenciamento ambiental no estado de Santa Catarina, chegando a 18 municípios por meio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).
Para o CEO do AprovaDigital, Marco Zanatta, os resultados apresentados em Santa Catarina comprovam a importância das prefeituras se digitalizarem cada vez mais rápido e, assim, facilitarem a vida de todos e gerar sustentabilidade. “A chegada de um sistema como o nosso, em um número maior de cidades, gera oportunidades muito além do que se possa imaginar. Melhora a vida do munícipe requerente e do servidor que tem seu trabalho facilitado, e traz melhor qualidade de vida e sustentabilidade para a cidade, já que a impressão de papel cai drasticamente. Além disso, com um cenário nacional mais desburocratizado, o país se torna mais atrativo para investidores. No fim, ganha a sociedade como um todo”, afirma Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.

Sobre o Aprova Digital

Criado em 2017 por Marco Antonio Zanatta, o Aprova Digital é um sistema que tem como objetivo tornar digitais os processos burocráticos das prefeituras do Brasil. Presente em cerca de 30 municípios e seis estados, a plataforma traz eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina