Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Prefeituras de Santa Catarina tornam o trabalho digital e fazem licenças serem aprovadas três vezes mais rápido

Presente em nove cidades, sistema do Aprova Digital conta com quase 27 mil processos tramitados digitalmente

Em busca de reduzir o tempo de aprovação de processos nas prefeituras e gerar melhor qualidade de vida para a população, os municípios precisaram se reinventar. Em Santa Catarina, nove cidades implementaram o sistema do AprovaDigital , GovTech que busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil, e estão vendo suas licenças serem aprovadas 3x mais rápido do que era antes. Ao todo, somando os números de Chapecó, Criciúma, Joinville, Itajaí, Caçador, Mafra, Lages, Massaranduba e Gaspar, já são aproximadamente 27 mil processos que passaram pelo sistema no estado.

A cidade que contou com o maior número de processos ou licenças digitalizadas foi Chapecó. Desde dezembro de 2019, passaram pelo sistema da prefeitura 17.259 documentos e o prazo para a validação foi reduzido de 50 para 20 dias. Na sequência vem a cidade de Itajaí, que conta com o software da Aprova desde outubro de 2019 e já totalizou 2.739 processos digitalizados relacionados ao licenciamento de obras, com redução na espera de 30 para seis dias. Segundo dados obtidos pela startup, a cidade economizou cerca de 250 kg de papel (ou mais de 53.000 folhas sulfite) com esse movimento de levar tudo para a internet. Em terceiro lugar, está a cidade de Lages, com 2.576 processos em formato digital, além da redução de 30 para 10 dias.

Além dos licenciamentos nas cidades acima, o AprovaDigital também passou a atender recentemente o licenciamento ambiental no estado de Santa Catarina, chegando a 18 municípios por meio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).
Para o CEO do AprovaDigital, Marco Zanatta, os resultados apresentados em Santa Catarina comprovam a importância das prefeituras se digitalizarem cada vez mais rápido e, assim, facilitarem a vida de todos e gerar sustentabilidade. “A chegada de um sistema como o nosso, em um número maior de cidades, gera oportunidades muito além do que se possa imaginar. Melhora a vida do munícipe requerente e do servidor que tem seu trabalho facilitado, e traz melhor qualidade de vida e sustentabilidade para a cidade, já que a impressão de papel cai drasticamente. Além disso, com um cenário nacional mais desburocratizado, o país se torna mais atrativo para investidores. No fim, ganha a sociedade como um todo”, afirma Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.

Sobre o Aprova Digital

Criado em 2017 por Marco Antonio Zanatta, o Aprova Digital é um sistema que tem como objetivo tornar digitais os processos burocráticos das prefeituras do Brasil. Presente em cerca de 30 municípios e seis estados, a plataforma traz eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas.

Posts Relacionados

Senado aprova relatório de Dário que prorroga pagamento do Fies e beneficia estudantes

Ada propõe instalação de painéis solares em órgãos públicos

Programa Decola Jovem chega ao Sul do país

Santa Catarina lidera ranking de declaração anual de MEIs, mas Sebrae/SC alerta que 59% dos catarinenses ainda não entregaram

Marcas se unem para lançar kits de macramê com produtos sustentáveis

Diário da Cidade

DIA DAS MÃES: 8 em cada 10 brasileiros pretende não promover encontros familiares, revela Pesquisa

Em Santa Catarina, 49 mil crianças e adolescentes ficaram excluídos da educação na pandemia, alertam UNICEF e CENPEC Educação

Leishmaniose em SC – Como prevenir e tratar

Havan lança “Jornada Labs” para contratação e capacitação de jovens na área de TI

Terapia Gênica pode ser promessa no tratamento do Parkinson

IFSC é o melhor instituto federal do País, segundo índice divulgado pelo MEC

Sebrae de Brusque promove Rodada Financeira Online com linhas de crédito para micro e pequenas empresas

“Pague Menos Use Mais” firma parceria com ONGs e beneficiará famílias na economia de contas de água

Sicoob vai incentivar a aceitação do Pix no comércio

Médico obstetra apresenta dicas sobre gestação em período de pandemia

‘Corrida Off-Road’ explora picos do Vale do Itajaí

Gaspar terá programa educativo para acolhimento e desenvolvimento socioemocional dos alunos

Terapia Cognitiva-Comportamental e recolocação do mercado de trabalho

Aplicativo PODI facilita experiência do consumidor no Itajaí Shopping

Havan ajuda na compra de dois respiradores