Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Primeira mulher a comandar a OMC: empreendedoras comentam

Na última semana, uma notícia positiva e inspiradora para as mulheres no mercado chamou a atenção do mundo todo. A nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala tornou-se a primeira mulher a ser diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Desde 1995, apenas homens comandavam a instituição.

 

Okonjo-Iweala tem 66 anos e é economista especializada em finanças globais. Foi diretora de operações do Banco Mundial, onde fez carreira por 25 anos, além de ter sido a primeira mulher a comandar o ministério das Finanças da Nigéria, cargo que ocupou por duas vezes (2003 a 2006 e 2011 a 2015). A nova chefe da organização terá como missão trabalhar com os membros para abordar as consequências na saúde e na economia causadas pela pandemia de Covid-19.

 

Empreendedoras de diversas áreas comentam que o fato é celebrado como mais um passo dentro dos avanços das mulheres em cargos de liderança.

 

Para Nani Gordon, CEO e co-fundadora da fintech Cash.in, ter uma mulher à frente de uma das maiores instituições de mercado global, composta por 162 países-membros, é um feito histórico.

 

“Nós mulheres, já demonstramos ser um ativo gigante para o mercado. A diversidade se mostra cada vez mais eficaz e imprescindível em empresas que buscam crescimento e melhores práticas. Ter uma mulher forte, disruptiva e representativa em um espaço tão importante espelha ainda mais o movimento de igualdade e inspira a todas nós,  mulheres, a buscar posições de liderança”, diz a CEO.

 

Para Laura Bartelle, especialista em investimentos e sócia da 051 Capital, a escolha de uma mulher para liderar a OMC pode incentivar o aumento feminino em cargos com importantes tomadas de decisões.

 

“É uma conquista importante. Cada vez que uma mulher se torna referência outra se inspira para também se tornar protagonista, é assim que diminuímos o gap que ainda existe entre homens e mulheres em cargos de liderança”, diz.

 

Carol Esteve, fundadora da Buy My Dress, primeira plataforma de vestidos second hand do Brasil, ressalta que o ingresso da primeira mulher na OMC é uma notícia que inspira e motiva.

 

“Quando uma mulher sobe, consequentemente,  puxa outras. Esta expressão define o sentimento de ver movimentos como esses acontecendo. Uma notícia que inspira e motiva todas nós mulheres a continuarmos trabalhando, conquistando o nosso espaço, e mostrando a nossa capacidade em liderar”, diz a empresária.

 

Daniela Petroni, empreendedora da Puzzle Me,  acredita que o ingresso de Ngozi Okonjo-Iweala na OMC ressalta a importância da representatividade na instituição.

 

“Ter uma mulher sob comando de uma das principais instituições de comércio do mundo mostra a representatividade, uma mudança que está cada vez mais presente no mercado de trabalho e uma conquista de efeito positivo. Apesar disso, a participação de mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos, segundo o Ipea. Temos um longo caminho a seguir, mas é importante celebrar conquistas históricas”, finaliza.

Posts Relacionados

Timóteo e as Árvores: livro ensina crianças a preservarem o meio ambiente

Farm chega ao Balneário Shopping com nova coleção de inverno

Leandro Chagas lançará livro de estreia pelo Grupo Editorial Coerência

Elementos da natureza são inspirações para Dante Acosta que apresenta exposição em Florianópolis

Juliana Paes canta em campanha da Lança Perfume

Diário da Cidade

Maly: Livro de estreia de Léa Michaan é marcado por histórias paralelas que se encontram

Diário da Cidade

Havanna inicia nova operação no Aeroporto Internacional de Navegantes

Diário da Cidade

Escritora com livro premiado compartilha dicas de escrita para autores iniciantes

Diário da Cidade

Coletivo Tapera lança vídeo de Andantino Caiçara, primeira composição conjunta feita para o projeto

Diário da Cidade

Como usar o Planejamento Previdenciário para economizar?

Diário da Cidade

Joana Castanheira lança EP visual com canções sobre o amor romântico

Ex-Musa ministra cursos para famosas e empodera mulheres

Diário da Cidade

Planeta das Gêmeas lança peças e acessórios com combinações divertidas

O reino da Rosa negra: onde a obsessão pelo poder e a ganância se cruzam

73% dos usuários de Eveeda ouvem mais música no sexo com amante do que com companheiro(a)

Tendências da moda 2021: conheça os look e acessórios que estarão em alta

Itajaí Shopping expõe carros antigos de diferentes épocas

Contra Fogo inaugura centro logístico em Santa Catarina

Anne With An ‘E’: Anne de Windy Poplars entra em pré-venda no Brasil

Ex-participante de reality português, Miss Bumbum manda recado para Lucas Penteado

Diário da Cidade
%d blogueiros gostam disto: