Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Primeira turma do Projeto Jovem Doutor recebe certificado

Primeira turma do Projeto Jovem Doutor recebe certificado

Nesta terça-feira (04) encerrou o primeiro módulo do Projeto Jovem Doutor da Universidade de São Paulo (USP). Balneário Camboriú é a única cidade do sul do país a participar do projeto, que está sendo realizado com alunos do CEM Presidente Médici, CEM Dona Lili e CEM Alfredo Domingos da Silva, em parceria com a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD).

Desde setembro, quando houve a aula inaugural do “Jovem Doutor”, os jovens elaboraram pesquisas sobre a influência do smartphone e das redes sociais na saúde do ser humano. Através de uma plataforma online com vídeos, orientações, textos e conversas por videoconferência com o coordenador do projeto em São Paulo, Chao Lung Wen, os alunos puderam fomentar seus conhecimentos e multiplicar tudo o que aprenderam sobre o tema.

No total, 15 alunos receberam certificados de participação e bottons no CEM Médici, vindos diretamente da USP. “Podemos mandar dúvidas e questionamentos pela plataforma. Na sala de aula, realizamos atividades para entender melhor o conteúdo e algumas experiências, como a de observar o nível de bactérias no celular”, contou Lívia Raquel, de 13 anos.

O objetivo é que os encontros semanais e contraturno continuem ao longo do ano que vem, e que os alunos tornem-se multiplicadores. “Trabalhar com conhecimento fora da sala de aula e ter a ação para trabalhar com isso é desafiador. É interessante porque foram conhecimentos trabalhados em forma de oficina e eles transformaram isso em algo prático para a vida deles”, conta o professor escolhido para trabalhar o projeto com os alunos em sala de aula, José Cleomar de Matos.

Temas como cyberbullyng, anorexia e benefícios e malefícios do uso do celular foram pesquisados. Na plataforma digital, diversos vídeos sobre o funcionamento do cérebro e do resto do corpo, como a atuação dos neurotransmissores e como podem ser afetados, foram abordados nos encontros. Ao entender o funcionamento do corpo humano usando como exemplo o vício do uso do celular, os alunos entendem também como funciona a dependência química resultante do consumo de drogas ilícitas.

“Temos mais escolas interessadas em participar ano que vem, principalmente as estaduais. Em outros lugares onde o projeto já está mais estruturado, como em Santos, há quatro anos no Jovem Doutor, os alunos multiplicadores participam de campanhas de vacinação e trabalhos externos com a comunidade. A ideia é ter a saúde na escola de maneira mais acessível, com conhecimentos abordados na teoria e na prática”, disse a presidente do COMAD, Simone Leal.

SOBRE O JOVEM DOUTOR

Criatividade, tecnologia, ciência e saúde. Esses são os quatro eixos que norteiam o Projeto Jovem Doutor, criado pela Universidade de São Paulo (USP) e que agora é desenvolvido em Balneário Camboriú. A cidade, é a primeira do Estado, a participar das aulas do projeto, que utiliza recursos de Telemedicina e educação a distância, para trabalhar temas de saúde e qualidade de vida, estimular a mentalidade cidadã e promover a iniciação científica por meio do desenvolvimento do espírito de curiosidade.

O Projeto Jovem Doutor é uma atividade multiprofissional que será realizada com 40 alunos do 8º ano dos Centros Educacionais Municipais (CEM’s) Dona Lili (14 alunos), Alfredo Domingos da Silva (06 alunos) e Presidente Médici (20 alunos). O Programa Jovem Doutor já foi realizado em outras regiões do país e tem como objetivo desenvolver atos de prevenção e promoção da Saúde com estudantes, abordando vários temas e estimulando a iniciação científica nas escolas. Ao longo das aulas serão utilizadas ferramentas como imagens tridimensionais, recursos de computação gráfica, educação à distância (a USP desenvolveu uma plataforma digital para que os professores obtenham os conteúdos das formações) e produções de estruturas por impressoras 3D.

_________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú