Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Primeiro equipamento portátil para desinfecção de máscaras contra Coronavírus foi validado na Unicamp

Testes realizados na Unicamp recomendam eficácia de equipamento desenvolvido por empresa de Piracicaba (SP); hospitais, unidades de saúde e empresas serão beneficiados com invento acessível para reusar máscaras e EPIs.

Um dos maiores gargalos e desafios que hospitais e outras unidades de saúde, além de empresas de diversos segmentos têm passado no enfrentamento da pandemia de Coronavírus está relacionado à desinfecção dos chamados EPIs – equipamento de proteção individuais, como máscaras, luvas, além instrumentos cirúrgicos etc. Porém, essa situação já começou a mudar desde o mês de abril, pois de modo inédito um renomado centro de pesquisa atestou e indicou um novo aparelho em condições reais e imediatas de uso com eficiência para desinfecção de vírus da família Coronavírus.

Com testes iniciados no final de março, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) atestou por meio de laudo liberado no dia 23 de abril, que um aparelho que utiliza o gás ozônio, desenvolvido por uma empresa de Piracicaba (SP), é indicado para inativar os Coronavírus de EPIs como máscaras. É o primeiro laudo do gênero no Brasil emitido tendo incluídos vírus da família Coronavírus nos testes.

Para utilizar o aparelho não há necessidade de qualquer pré-disposição para instalação, a não ser uma tomada elétrica. A máquina pode realizar até 20 ciclos por dia, cada um com duração de uma hora, totalizando 1.000 unidades de máscaras em condições de reuso após o processo de limpeza. Após esse período, os EPIs podem ser reutilizados, conferindo segurança aos usuários e permitindo reduzir a dependência de insumos, cada vez mais raros no mercado e com custos altos por conta da pandemia, além da diminuição de lixo hospitalar gerado, um problema que vem se agravando com a crise. “Durante os testes na Unicamp, usamos um ciclo de 45 minutos para desinfecção viral por meio do ozônio”, explica o empresário e inventor Carlos Heise, da Panozon Ambiental, empresa do interior paulista responsável pela produção dos novos aparelhos e cuja capacidade atual é fabricar 2.000 máquinas por mês.

Os testes foram conduzidos pela Profª Drª Clarice Weis Arns, que assina o laudo e está ligada ao Laboratório de Virologia do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia da Unicamp. A conclusão do laudo diz: “Considerando que houve inibição da infecção viral na máscara, pode-se concluir que a mistura do Gás Ozônio gerado a 45 minutos de exposição + tecido da máscara foi eficaz para a inativação de partículas virais do Coronavírus e, portanto, recomendamos o uso como potencial agente desinfectante para as máscaras testadas”.

Heise relata que a prioridade é atender pedidos da área de saúde, a chamada linha de frente no combate à pandemia. Segundo ele, como a tecnologia é 100% nacional, no caso de necessidade de aumento de produção, a linha de produção da empresa pode ser ampliada.

O gás ozônio é conhecido há décadas como um poderoso desinfectante para vírus, bactérias e fungos. “Vírus encapsulados como o H1N1 e os da família Coronavírus não resistem à ação do ozônio, que destrói a camada lipídica protetora desses tipos de organismos. O desafio era testar com o Coronavírus, que é o grande problema mundial atualmente e, felizmente, o aparelho foi efetivo na eliminação das ameaças”, comemora Heise.

O desenvolvimento do aparelho foi rápido, conta o empresário paulista: “Já temos quase 20 anos de experiência do segmento, com dezenas de aplicações e aparelhos para tratamento de água e ar com ozônio. Como já possuíamos um aparelho para desinfecção de ar ambiente optamos por adaptá-lo, com esta crise mundial, para esta nova função. Ele trabalha com desinfecção a seco e com temperatura ambiente, permitindo que o gás do ozônio penetre em todos os pontos dos EPIs, inclusive nos poros dos tecidos das máscaras.

Este é um diferencial do aparelho em relação aos que se valem de luz ou líquidos para a mesma finalidade”, detalha o inventor, que é engenheiro eletrônico formado pela própria Unicamp.
Ele informa ainda que qualquer material que não seja oxidável (exemplos: objetos plásticos, de vidro, de aço inoxidável, máscaras, ferramentas, panos e canetas entre outros) poderá ser esterilizado na máquina, reforçando a facilidade de uso: “Basta ligar o aparelho na tomada e colocá-lo num lugar firme e seguro como uma mesa ou estante.

A partir daí o uso é imediato. O consumo de energia é baixo, uma vez que a potência da máquina é de apenas 70W. O gás O3, o ozônio, é gerado a partir do próprio oxigênio, o O2 do ambiente, não sendo necessário qualquer outro insumo adicional”, fala Heise.

Outra inovação do aparelho desenvolvido em Piracicaba e com recomendação da Unicamp para eliminar Coronavírus é que ele possui sensor de falha para garantir que o ozônio gerado é suficiente para cumprir seu objetivo. Heise enfatiza a importância desse diferencial para a segurança dos usuários com uma pergunta: “Como garantir que os EPIs e outros objetos vão sair totalmente esterilizados uma vez que não enxergamos os vírus e não sabemos quanto tem de ozônio dentro da câmara durante a aplicação?”.
Um ponto importante ressaltado por Heise são os cuidados ao se adquirir um equipamento de ozônio: “Não é porque temos um laudo mostrando que o ozônio mata o Coronavírus que qualquer equipamento, aplicando-se ozônio de qualquer forma, vai sempre fazê-lo.

Um exemplo são empresas que têm laudos ‘genéricos’ e informam que seus equipamentos vão matar os vírus em condições das mais diversas. Isto é um perigo pois as pessoas podem achar que estão protegidas e isto não ser verdadeiro”, alerta o engenheiro da Panozon.

OZÔNIO TAMBÉM DESINFECTA AMBIENTES – A empresa paulista também possui outra solução ideal para hotéis, residências, hospitais, clínicas, restaurantes, veículos e lugares de grande circulação. “Nós temos um outro aparelho que reduz o risco de contágio de doenças transmitidas pelo ar e superfícies contaminadas, oferecendo um ambiente saudável e agradável a todos”, reforça Heise.

Ele diz que seu uso é relativamente simples: “Primeiro, retire todas as pessoas e animais do local. Por ser um forte oxidante, durante a aplicação do ozônio, não deve haver pessoas ou animais no local. Para a aplicação ser mais eficaz, deixe as janelas e portas fechadas de forma que o ozônio fique confinado. Esse aparelho pequeno vem com um timer digital para 30 minutos, 1, 2 e 4 horas.

Ao final deste tempo, o equipamento desliga automaticamente. O ozônio fica no ar durante muitas horas, portanto quanto mais tempo o local ficar fechado e mesmo após desligado o gerador, maior será a eficiência na desinfecção”.

Heise lembra a necessidade de que se ventile o local após a ozonização até o cheiro deste gás se dissipar. “A partir daí o local está desinfetado e pronto para uso. Um dos modelos é produzido e dimensionado para ambientes de até 36 m3. Já uma outra versão do mesmo equipamento é dimensionada para ambientes de até 72 m3.

Posts Relacionados

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet

Impacto da Reforma Tributária nas empresas tech é um dos temas de evento gratuito dia 18 de março