Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Primeiro prédio da Udesc Balneário Camboriú será inaugurado na próxima quarta

Primeiro prédio da Udesc Balneário Camboriú será inaugurado na próxima quarta

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, fará a inauguração do seu primeiro prédio, o Edifício Alcides Abreu, na quarta-feira, 13, às 15h30. Criado em 2010, o centro é o mais novo da Udesc.

O nome do prédio homenageia o idealizador da universidade, professor Alcides Abreu (1926-2015), que fundou outras instituições públicas, como o Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Iniciada em 2015, a obra de 2,4 mil metros quadrados teve investimento da Udesc no valor de R$ 5,2 milhões, no Bairro Nova Esperança, em terrenos da Avenida Lourival Cesário Pereira adquiridos com recursos da universidade e doados pela Prefeitura de Balneário Camboriú.

Conquista importante

O espaço tem laboratórios e salas de aula, além de biblioteca e salas de professor, para a graduação em Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú, que tem mais de 300 estudantes e quase 30 docentes.

Até então, essas atividades eram realizadas em dois prédios alugados no Centro do município, onde também funcionam o curso de Administração Pública e os setores administrativos.

Para a diretora da Udesc Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso, a obra é uma importante conquista. “O grande benefício é que a universidade passa a ter um endereço próprio no município”, afirma.

O centro tem planos de uma segunda estrutura na mesma área do Bairro Nova Esperança para abrigar a graduação em Administração Pública e os setores administrativos, que, por enquanto, continuam nos prédios alugados. Ainda não há um prazo para o início dessa próxima construção.

Laboratórios e sustentabilidade

No Edifício Alcides Abreu, há laboratórios de áreas como Geologia, Fluidos de Perfuração e Escoamento, Química, Informática Avançada e Simulação, Física e Petrofísica. “Além da infraestrutura, o novo prédio nos possibilita aumentar a qualidade das atividades práticas da Engenharia de Petróleo”, destaca Maria Ester.

A estrutura segue o modelo do Edifício da Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, que foi inaugurado em fevereiro de 2014 e obedece aos conceitos do green building (construção verde), com iluminação e aquecimento de água por energia solar e com captação e reutilização de água da chuva.

Assessoria de Comunicação da Udesc 
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público