Procon quer que a Coletivo responda como vai devolver o dinheiro retido no cartão SIM
O prazo para a Coletivo Itajaí responder qual o valor retido nos cartões SIM dos usuários do transporte coletivo terminou às 9h nesta quarta-feira, sem resposta. A procuradoria jurídica agora avalia que medidas serão tomadas. Ainda na terça-feira o Procon também enviou uma notificação para a empresa, para que responda com urgência de que forma será feita a devolução do dinheiro.
Desde a substituição da Coletivo Itajaí pela empresa Transpiedade, na madrugada de terça, o Procon já recebeu cerca de 50 usuários do transporte coletivo que cobram a devolução do dinheiro retido nos cartões. Caso a empresa não se manifeste, o órgão de defesa do consumidor promete entrar com uma ação coletiva de ressarcimento na Justiça.
A prefeitura encaminhou toda a documentação referente ao novo contrato, e ao cancelamento da concessão da Coletivo Itajaí ao Ministério Público. A promotoria também pode tomar providências para garantir que os usuários, que têm dinheiro retido no cartão, possam recebê-lo de volta.
A partir desta quarta, até 14 de agosto, o pagamento das passagens tem que ser feito em dinheiro. A readequação das linhas causou reclamações no segundo dia de operação da Transpiedade, que tem apenas 18 ônibus circulando _ menos da metade do que era operado pela Coletivo Itajaí. A implantação do serviço da empresa será gradual, e deve chegar a 35 veículos.
Usuários reclamam que desde terça-feira têm enfrentado atrasos e falta de informações sobre as alterações nas linhas.