Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

“Produção Orgânica de Pitaia” é foco de curso em Araranguá

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promoveu em parceria com a Epagri e o Sindicato Rural de Araranguá o curso Produção Orgânica de Pitaia. O evento, realizado nesta semana no CETRAR em Araranguá, contou com a participação de 30 produtores rurais que integram o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG/fruticultura) de Turvo e Timbé do Sul.

Os técnicos e engenheiros agrônomos Lucinéia Vanzzetto e Juliano Zaccaron foram responsáveis pela mobilização dos produtores. O objetivo foi proporcionar o aperfeiçoamento de conhecimento sobre a cultura orgânica da pitaia de acordo com os procedimentos recomendados.

Segundo a supervisora regional do SENAR/SC, Sueli Silveira Rosa, foram destacados temas que envolvem todas as fases do sistema de produção da pitaia. Alguns dos assuntos estiveram relacionados às práticas de manejo conservacionista do solo; ao controle biológico e manejo de pragas e doenças; irrigação na cultura da pitaia; adubação orgânica, fontes e formas de adubação; micro-organismos eficientes e biofertilizantes e visita ao pomar orgânico de pitaia.

Atuaram como palestrantes os engenheiros agrônomos Ricardo Martins (Epagri – EM Maracajá), Diego Adílio da Silva (Epagri Gerência Regional de Criciúma), Marcelo Mendes de Haro (Epagri) e Filipe Rodrigues Kinalski (Epagri – escritório Municipal de Timbé do Sul).

ATEG

A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/SC visa oferecer ao produtor rural de vários segmentos um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial. O objetivo é promover a gestão da atividade de forma eficiente e, com isso, possibilitar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais.

De acordo com a coordenadora estadual da ATeG, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, o programa é sucesso não somente na fruticultura como nas demais áreas que atende justamente porque sua metodologia oferece suporte e direcionamento técnico aos produtores na gestão das propriedades. “As ações envolvem todos os processos da cadeia produtiva e possibilitam aprofundar aspectos nas áreas econômica, social e ambiental, bem como na gestão do negócio”.

Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, a ATeG com foco para a fruticultura está contribuindo para fortalecer o setor e a pitaia está entre as culturas em destaque. “A fruta trouxe aos produtores a oportunidade de diversificar suas atividades e aumentar a renda. Nosso objetivo com a AteG e outras ações para os produtores é contribuir para que essa e outras culturas conquistem cada vez mais espaço no mercado”.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que o Estado é o segundo maior produtor de pitaia e isso só é possível porque os produtores investem na atividade e porque há incentivos para que isso aconteça. “Com iniciativas como a assistência técnica e gerencial que oferecemos, aliadas às atividades de outras entidades e de órgãos como a Epagri, a tendência é elevar cada vez mais a qualidade e a produtividade desta cultura”.

Posts Relacionados

Santander amplia sua presença em Santa Catarina e inaugura novas agências

Diário da Cidade

MPF realiza ação inédita voltada à população em situação de rua em Florianópolis

Sebrae/SC se reúne com produtores de cachaça e banana de Luiz Alves para debater Indicação Geográfica

Vereadores garantem recurso para aplicação em escolinhas esportivas

Em oito meses, IMA realiza 30 operações de fiscalização de produtos perigosos

Vokkan lança manifesto para apresentar o posicionamento do VivaPark Porto Belo, primeiro bairro parque do Brasil

Programa do SENAR/SC transforma a vida de mulheres do campo em São Domingos

Deputado Kennedy Nunes apresenta ao Ministério da Saúde proposta de incluir a cirurgia de correção intrauterina na tabela do SUS

STARK realiza curso sobre M&A e Operações de Crédito no Centro de Inovação Blumenau em 6 de outubro

Feira do Empreendedor Digital 2021 do Sebrae está com as inscrições abertas

II Conecta Saúde promove debate sobre segurança do paciente

Diário da Cidade

FFM tem inscrições abertas em cursos voltados a capacitação de executivos e empreendedores

Cooperativas Ailos se unem para preservar o bem-estar e a saúde mental de colaboradores

Santa Catarina zera imposto de medicamentos do kit intubação

Ferramenta gratuita do SENAR ajuda a garantir qualidade na produção de leite

Warren Investimentos anuncia aquisição da corretora Renascença DTVM

Governo do Estado trabalha para desbloquear rodovias catarinenses

Mercado imobiliário altamente aquecido atrai novas empresas para a região da Costa Esmeralda

Banco para condomínios fundado em SC recebe novo investimento de 6 milhões de reais

Mapeamento do ecossistema de CTI de SC ainda tem temas disponíveis para projetos