Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Produtividade de soja de Santa Catarina ultrapassa maiores produtores de Soja do Brasil

A Companhia Nacional de abastecimento (Conab), está publicando o relatório de monitoramento agrícola nacional. O documento destaca informações referente às pesquisas da safra nas diversas culturas. São informações de área plantada e/ou a ser plantada, produtividade, produção, câmbio, exportações, monitoramento agrícola, quadro de oferta e demanda. Consta, também, o acompanhamento de evolução do desenvolvimento das culturas, evolução da colheita e influência climática. Aos resultados das pesquisas empreendidas pela Companhia, em todo território nacional, agregam-se outros instrumentos como: indicadores econômicos nas áreas de crédito rural, mercado de insumos, custos de produção, como também, informes da situação climática, acompanhamento agrometeorológico e espectral e a análise de mercado das culturas pesquisadas.

Segundo apontamento do analista de socioeconomia e desenvolvimento rural, Haroldo Tavares Elias,  do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), com base no monitoramento agrícola nacional, Santa Catarina tem aumentado a eficiência na produção de Soja e obteve uma grande evolução da produtividade de 2012 a 2016, passando de 2.420 kg/ha para 3.341 kg/ha a maior evolução de todos os estados produtores de soja. Os dados apontam que a região de Campos Novos, alcança os melhores índices do estado chegando a 4.200 Kg/ha.

O secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa comemora e destaca que “O resultado demostra a importância do trabalho dos técnicos da Epagri, no aprimoramento das técnicas e tecnologias no campo que agregado ao trabalho dos agricultores fazem com que o estado alcance tamanha eficiência no cultivo e produção de soja”. Sopelsa ressalta que, embora Santa Catarina seja caracterizada por ter em sua maioria pequenos produtores, mesmo assim demonstra a eficiência da agricultura, obtendo a maior produtividade na cultura/soja, em relação a grandes produtores.

Outro dado importante aponta que “Santa Catarina é um dos maiores produtores de sementes de soja do Brasil, possui mais de 100 mil hectares de lavouras destinadas a sementes, ressalta o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa. A soja ganha cada vez mais espaço em Santa Catarina. Em média a área destinada ao grão aumenta 6% todos os anos e já chega a 706 mil hectares na safra 2017/2018.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê