Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Professores dos 5ᵒˢ anos do Ensino Fundamental conhecem Projeto Turismo nas Escolas

Professores dos 5ᵒˢ anos do Ensino Fundamental conhecem Projeto Turismo nas Escolas

O projeto que tem como objetivo implementar ações político-pedagógicas para a inclusão da temática do turismo no currículo do Ensino Fundamental nas Redes Municipais de Ensino da região, teve mais uma fase realizada. Nesta terça-feira, dia 6/11, cerca de 80 profissionais dos municípios que compõem a AMFRI, estiveram no auditório da Faculdade Avantis, em Balneário Camboriú. Este encontro oportunizou que professores que atuam nos 5ᵒˢ anos do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas conheçam o Projeto Turismo nas Escolas.

Também foram apresentados os motivos e encaminhamentos preliminares para a elaboração da temática, as questões gerais do turismo regional da Costa Verde & Mar com destaque para aspectos conceituais, técnicos, de abrangência econômica e cultural. Os participantes ainda conheceram as possibilidades turísticas e demais informações relevantes para que o grupo possa se instrumentalizar para elaboração do projeto.

Integrantes dos Colegiados de Educação e Turismo, o Comitê Gestor de Turismo e Educação, os integrantes do GT de Coordenadores Pedagógicos também estiveram presentes durante todo o dia de evento. No período matutino representantes do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar) e Colegiado de Turismo da AMFRI apresentaram a pesquisa realizada junto aos professores da região sobre a temática do Turismo, os principais aspectos conceituais, econômicos, culturais, ambientais e sociais do Turismo e os impactos dessa atividade em cada cidade da região da Costa Verde & Mar.

Já o período da tarde foi dedicado a debates entre os professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas municipais da região no intuito de alinhar proposições e encaminhamentos para a inserção da temática do Turismo no currículo do 5º ano do Ensino Fundamental.  “O momento foi essencial, pois oportunizou uma aproximação dos professores com o projeto e agregou intenções, proposições e encaminhamentos para a implantação do Turismo nas Escolas em forma de projeto piloto para 2019 e a possibilidade de inclusão definitiva no currículo a partir de 2020”, destaca a consultora em educação, Gilmara da Silva.

O próximo passo será uma reunião do Comitê Gestor de Turismo e Educação para continuar alinhando e definindo o projeto. O Grupo de Trabalho dos Coordenadores Pedagógicos já deliberou que o conteúdo será desenvolvido em até duas unidades escolares das redes municipais de ensino de cada cidade da região, sendo uma localizada na área urbana e outra em unidades escolares com características de escolas de campo (não necessariamente rurais).

Texto: Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Jornalista / Assessora de Comunicação da AMFRI
Mais informações: Consultora em Educação da AMFRI – Profª Gilmara da Silva – educacao@amfri.org.br

Curta nossa FanPage https://www.facebook.com/amfri.org/

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência