Professores se reúnem em formação para Proteção e Defesa Civil nas Escolas

60

Professores se reúnem em formação para Proteção e Defesa Civil nas Escolas

Professores de Geografia e História da Rede Municipal de Ensino participaram do segundo encontro de formação do projeto Proteção e Defesa Civil nas Escolas, uma parceria entre a Defesa Civil do estado e município, do Instituto Federal Catarinense – Campus de Camboriú (IFC), com participação da Secretaria da Educação de Balneário Camboriú (Seduc).

O projeto qualifica professores, através da parceira com o IFC, para que abordem conteúdos específicos de Proteção e Defesa Civil em suas disciplinas para os alunos dos oitavos anos dos Centros Educacionais Municipais (CEMs) Dona Lili, Ivo Silveira, Nova Esperança e Tomás Francisco Garcia. O encontro de formação ocorreu na última semana.

O objetivo do programa é preparar professores, alunos e familiares para eventuais desastres naturais. “Nosso objetivo é trazer a preparação para adultos e crianças. Queremos que quando o evento adverso ocorrer – seja ele tempestade, chuvas intensas, alagamento, granizo ou outros; as pessoas saibam como se proteger. O desastre só acontece quando as pessoas não se preparam”, explica a professora do IFC, Cleonice Maria Beppler.

A formação é dividida em quatro módulos e os profissionais envolvidos ganham uma certificação de 80 horas: 40 horas presenciais e 40 horas pela plataforma Moodle, criada pelo IFC. “A ideia é termos em cada Unidade Escolar multiplicadores que possam estar com os alunos de oitavos anos conversando sobre proteção e defesa civil no ambiente escolar de forma que eles possam aplicar junto às suas famílias e comunidade escolar o que estão aprendendo em sala de aula. Queremos investir na formação de cidadãos que se autoprotejam e protejam a sociedade em que estão inseridos”, explica a diretora do Departamento Técnico Pedagógico, Nilzete Teixeira.

_______________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
CEM Taquaras
(47) 3361-9619