Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Profissionais do município de Itajaí recebem capacitação para aplicação de medicamento em bebês prematuros

Palivizumabe é um fármaco utilizado na prevenção de doenças do trato respiratório inferior, em pacientes pediátricos com alto risco

O Município de Itajaí promoveu, nesta quinta-feira (6), capacitação para enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e profissionais da Secretaria de Saúde de Itajaí, Hospital Pequeno Anjo e Gerência Regional de Saúde, para aplicação do medicamento Palivizumabe em bebês prematuros de até 29 semanas, broncodisplásicos ou cardiopatas. O remédio de alto custo é fornecido apenas pelo governo federal e ajuda a prevenir bronquiolites, pneumonias e outras doenças respiratórias de forma segura e eficaz.

O objetivo foi oferecer uma capacitação técnica e atualização científica sobre o medicamento, bem como orientações sobre a aplicação do produto para os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Destinado a prevenção, o Palivizumabe é prescrito pelo médico responsável e tem a função de neutralizar o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A medida ajuda a prevenir as doenças do trato respiratório inferior em crianças prematuras com imunidade baixa ou em crianças cardiopatas. É destinado também a portadores de cardiopatia congênita menores de 2 anos.

A campanha do Palivizumabe ocorre de abril a agosto de cada ano. O início será na próxima terça-feira (11), no Centro de Referência da Saúde Criança e da Mulher (Crescem). A unidade vai receber crianças de Itajaí e da região, conforme recomendação do médico prescritor. “Essa capacitação técnica é muito importante para atualizar os enfermeiros e técnicos sobre a correta aplicação desse medicamento. Também definimos fluxos e protocolos para administração do remédio, que é feito com um olhar multidisciplinar, e ajuda a reduzir o número de hospitalizações em pacientes pediátricos de alto risco”, explica a coordenadora do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CEPICS), Leslie Kobarg Cercal Patrianora.

_____________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)