Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Programa Bem Viver do MPF em SC promove ações para aproximar pessoas

Desde o começo do confinamento provocado pela pandemia, há mais de um mês, atividades tem envolvido servidores, procuradores, aposentados e trabalhadores terceirizados

Desde o final de março a equipe do Programa Bem Viver do Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina tem realizado uma série de ações para encurtar distâncias e aproximar colegas de todo o estado neste momento de distanciamento social, em razão da pandemia provocada pela covid-19. Na semana passada procuradores, servidores e trabalhadores terceirizados completaram um mês em casa, em teletrabalho.

O confinamento social aliado ao temor pelas consequências da pandemia e incertezas em relação ao futuro fizeram com que a equipe do Programa Bem Viver estruturasse uma série de ações de acolhimento, promoção a saúde e enfrentamento dos efeitos provocados pela pandemia, visando a preservação do bem-estar físico e mental das pessoas. Foi necessário que o Bem Viver se reinventasse, tendo em vista que até então era focado no contato pessoal. Com o distanciamento, houve a necessidade de utilização de tecnologias para aproximação das pessoas, ações como criação de canais no YouTube e Instagram, utilização da ferramenta Hangouts Meet.

Desde o final de março foram feitas várias atividades, como a produção de vídeos motivacionais, fotos dos colegas em suas estações de trabalho em casa, até desafios culinários que estão movimentando servidores e membros ativos e inativos, estagiários e terceirizados de todo o estado. Também foram planejadas ações de acolhimento, como atendimento psicológico para pessoas que buscam orientações e aconselhamentos; oferecimento de atendimentos individuais ou em grupos por meio de terapias integrativas oferecidas por servidores que atuam nessas áreas; e a realização de cursos e atividades culturais, esportivas, de responsabilidade social e de bem-estar.

Na última sexta-feira (17) foi realizado o Sarau Virtual do Bem Viver utilizando a ferramenta Hangouts Meet, do Google. Participaram em torno de 50 servidores e procuradores de todo estado, ativos e aposentados, sendo que mais de 60 visitaram a sala. Poesia e música alegraram o final da tarde de sexta-feira.

Uma das participantes ativas do Sarau Virtual foi Louise Kuchenbecker, do MPF em Tubarão, que leu alguns de seus poemas. Para ela, os dias de quarentena, que já chegam quase a 40, têm sido todos muito parecidos. “E difíceis, talvez especialmente para quem mora sozinha e sofre de ansiedade. Precisamos estar o tempo todo ajustando a rotina e usando a criatividade pra manter a saúde mental. Mas a última sexta-feira foi diferente, no melhor sentido possível. Mesmo longe, pudemos estar reunidos com colegas do MPF de todo o estado, inclusive alguns que, até então, só conhecia por nome, e partilhar momentos de descontração e apresentações artísticas.”

Louise continua: “Foi muito emocionante ouvir os colegas tocando violão. A música tem mesmo um poder de tocar a gente, principalmente quando tirada do fundo do coração. E foi bom sentir o frio na barriga de recitar meus poemas para mais de 30 colegas. E o melhor de tudo é poder sentir que não estamos sozinhos nesse momento tão inusitado. Que possa ser o primeiro de muitos encontros virtuais.”

Atrações do Sarau – Uma das atrações do Sarau foi o procurador André Bertuol, que tocou violão e cantou algumas músicas. Ele comentou que foi gratificante participar e que era a primeira vez que tocava desde o começo do distanciamento social. Paulo Moura, da Cojud da PR/SC, e o colega Michel Kleinschmidt, do MPF em Blumenau, também tocaram e encantaram os presentes. Paulo tocou violão, direto de Santo Antônio de Lisboa, enquanto Michel fez todo mundo cantar sucessos do Legião Urbana.

Outro “evento” foi a primeira “live” do Programa no Instagram, na última quarta-feira (22), uma aula de alongamento com o servidor Fábio Delvízio de Menezes, educador físico, que integra a equipe do Bem Viver. A atividade motivou mais de 50 pessoas e teve cerca de 90 visitantes no canal, membros, servidores ativos e aposentados e terceirizados de todo estado e de outras unidades do país.

“Aula perfeita do Fabio para o Programa Bem Viver!”, comentou a procuradora Daniele Escobar. Para ela, um dos grandes desafios nesses tempos de pandemia é manter as pessoas saudáveis, física e mentalmente. “Nesse sentido, a prática de atividades físicas diárias é fundamental e o Bem Viver nos proporcionou uma aula didática, tranquila e acessível também aos iniciantes, sem deixar de exigir daqueles que já estão mais acostumados com a atividade. Com essa nova situação de home office que estamos vivenciando, temos que prestar mais atenção na nossa postura corporal e o alongamento induz a essa consciência. A sensação de bem-estar após a aula é fantástica! Parabéns ao instrutor Fábio e a toda equipe do Bem Viver!”, disse Daniele.

Como um dos pilares do Bem Viver é a atividade física, a equipe do Programa considera que a prática é fundamental para a saúde do corpo e da mente neste momento de enfrentamento do coronavírus. No trabalho em casa é essencial que sejam incentivadas as ações para a adoção de uma rotina de vida fisicamente ativa. Nesse sentido, Cairo Henkels, do MPF em Blumenau, aprovou a atividade. “Sou um adepto em realizar exercícios físicos. Estou sentindo falta nestes tempos, que não podemos realizar nossas atividades físicas fora de casa. Além disso, tivemos uma excelente aula com o colega Fábio, que trabalhou aqui em Blumenau comigo, que promoveu ótima interação com outros colegas do estado.”

Um dos objetivos do Programa Bem viver é a integração dos servidores e membros aposentados às atividades que propõe, principalmente neste momento em que a interação e o acolhimento são tão necessários. Sônia Belota, servidora aposentada e que sempre procura participar das atividades do Bem Viver, curtiu o alongamento. “Adorei!!! E olha que não sou muito adepta de atividades físicas. (kkk) Fui achando que seria bem fácil, mas na verdade foi a melhor aula de alongamento que já fiz! Fora a alegria de poder partilhar momentos com tantos colegas queridos de trabalho! Sou muito grata ao Programa Bem Viver e a ASMPF por sempre incluir os aposentados em suas atividades! Já quero a próxima!”, disse.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê