Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Programa Conta Pra Mim de BC promove a Literacia Familiar nos bairros

O ônibus do programa “Conta Pra Mim” invade os bairros de Balneário Camboriú promovendo a literacia familiar através da leitura de histórias; música e diversão. Cumprindo cronograma semanal, de segunda a quarta-feira, o ônibus visita um bairro por dia, recebendo as famílias, com lotação máxima de 12 pessoas por vez. O programa “Conta Pra Mim” é do Governo Federal, e foi lançado no Município no final de outubro.

Cumprindo todos os cuidados ainda necessários, devido à pandemia pelo Coronavírus, as famílias se encantam e participam desse momento mágico onde, junto a seus filhos, os pais lêem histórias infantis, contextualizada nesse ambiente lúdico. O interior do ônibus é todo preparado para esses momentos, com almofadas, para que as famílias se sintam confortáveis e aconchegadas.

Nas quintas-feiras o Programa acontece na Biblioteca Municipal Machado de Assis, durante todo o dia, em espaço preparado para contação de histórias. Nos fins de semana o ônibus do Conta Pra Mim também integra as famílias. Aos sábados, das 9h às 15h, o ônibus fica estacionado na Praça da Bíblia, no Centro da cidade; e aos domingos, das 10h às 16h, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, Região Sul do Município.

Todo esse processo de literacia familiar, que é o conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, que a criança vivencia com seus pais ou cuidadores, é acompanhado pelo professor, com especialidade em Literatura Infantil, Aurélio Castilho. Além do ônibus o Programa tem espaços próprios na Biblioteca Municipal Machado de Assis, e em duas unidades escolares de Balneário Camboriú: Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia e o Núcleo de Educação Infantil Pão e Mel. Esses espaços serão criados também nas demais unidades escolares onde, passado esse período de pandemia, as famílias poderão interagir com suas crianças e adolescentes, através dos livros de histórias.

Sobre o Programa

O Programa Nacional oferece todo o suporte, com materiais didáticos, vídeos explicativos, livros de histórias, vídeos de cantigas de rodas. Todo material voltado para a integração familiar.Literacia familiar é exatamente a integração; a conversa; a contação de histórias; a canção, entre a família. A primeira parte do Programa é um conjunto de vídeos explicativos, dirigidos às famílias e profissionais da Educação no site do MEC, apresentando os conceitos e práticas da Literacia Familiar. O Programa pode ser acompanhado através do link http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.

Posts Relacionados

Praia Acessível inicia atividades desta temporada na próxima segunda-feira

Secretaria da Educação divulga 35ª chamada do Fila Única

Ambulantes terão treinamento durante passeio de ônibus pela cidade, veja como participar

FG Big Wheel abre novas vagas de emprego para a temporada

Projeto Incubadora NEFA BC promove palestra sobre fotografia e memória aberta ao público

Balneário Camboriú aplicou mais de 228 mil doses da vacina contra Covid-19; veja onde se vacinar

Tubos e equipamentos já foram retirados da Praia Central de Balneário Camboriú

Avenida de Balneário Camboriú ganhará painel artístico gigante; será o maior de Santa Catarina

Sábado é dia de Mega Vacinação em Camboriú

Novembro Azul: Secretaria de Saúde promove Semana do Homem

Atlântica Ativa terá uma pausa durante a temporada

Trânsito será modificado no Centro de Camboriú para Festa do Divino

Semáforo da Avenida do Estado, sentido Itajaí, começa a funcionar nesta quinta-feira

Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú apoia o Novembro Azul

Senior Sistemas comemora ação realizada com a Cufa

Roda Gigante FG Big Wheel está contratando para o verão

Aprovada declaração de utilidade pública à Liga Carnavalesca Independente de BC

Handebol feminino assegura vaga nas finais dos Jogos Abertos de SC

Hospital Municipal Ruth Cardoso recebe diploma de Hospital Doador

Vereador André Meirinho consegue R$ 100 mil para a Saúde através de emenda