Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Programa Conta Pra Mim de BC promove a Literacia Familiar nos bairros

O ônibus do programa “Conta Pra Mim” invade os bairros de Balneário Camboriú promovendo a literacia familiar através da leitura de histórias; música e diversão. Cumprindo cronograma semanal, de segunda a quarta-feira, o ônibus visita um bairro por dia, recebendo as famílias, com lotação máxima de 12 pessoas por vez. O programa “Conta Pra Mim” é do Governo Federal, e foi lançado no Município no final de outubro.

Cumprindo todos os cuidados ainda necessários, devido à pandemia pelo Coronavírus, as famílias se encantam e participam desse momento mágico onde, junto a seus filhos, os pais lêem histórias infantis, contextualizada nesse ambiente lúdico. O interior do ônibus é todo preparado para esses momentos, com almofadas, para que as famílias se sintam confortáveis e aconchegadas.

Nas quintas-feiras o Programa acontece na Biblioteca Municipal Machado de Assis, durante todo o dia, em espaço preparado para contação de histórias. Nos fins de semana o ônibus do Conta Pra Mim também integra as famílias. Aos sábados, das 9h às 15h, o ônibus fica estacionado na Praça da Bíblia, no Centro da cidade; e aos domingos, das 10h às 16h, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, Região Sul do Município.

Todo esse processo de literacia familiar, que é o conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, que a criança vivencia com seus pais ou cuidadores, é acompanhado pelo professor, com especialidade em Literatura Infantil, Aurélio Castilho. Além do ônibus o Programa tem espaços próprios na Biblioteca Municipal Machado de Assis, e em duas unidades escolares de Balneário Camboriú: Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia e o Núcleo de Educação Infantil Pão e Mel. Esses espaços serão criados também nas demais unidades escolares onde, passado esse período de pandemia, as famílias poderão interagir com suas crianças e adolescentes, através dos livros de histórias.

Sobre o Programa

O Programa Nacional oferece todo o suporte, com materiais didáticos, vídeos explicativos, livros de histórias, vídeos de cantigas de rodas. Todo material voltado para a integração familiar.Literacia familiar é exatamente a integração; a conversa; a contação de histórias; a canção, entre a família. A primeira parte do Programa é um conjunto de vídeos explicativos, dirigidos às famílias e profissionais da Educação no site do MEC, apresentando os conceitos e práticas da Literacia Familiar. O Programa pode ser acompanhado através do link http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.

Posts Relacionados

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

Mulher é detida após furtar espumante de quase R$ 500 em estabelecimento de Balneário Camboriú