Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Programa de Educação Ambiental JACAMASA é apresentado aos professores

Programa de Educação Ambiental JACAMASA é apresentado aos professores

Uma capacitação para professores da Rede Municipal de Ensino, sobre o novo Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), realizada nesta segunda-feira (03), marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente, que acontece de 3 a 7 de junho em Balneário Camboriú.

Antes do Programa ser lançado nas escolas com a participação do mascote JACAMASA, os operadores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança, Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, apresentaram aos 30 professores das turmas contempladas neste primeiro momento, como será a dinâmica do PEA com os alunos e um pouco da história do Saneamento Básico, a importância e o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário e abastecimento de água em Balneário Camboriú.

“O objetivo do PEA é a conscientização das pessoas sobre a educação ambiental, e o papel de cada um na conservação do meio ambiente para termos praias e rios limpos e para isso, mostrar a importância do tratamento de esgoto no Município. Por isso, escolhemos iniciar pelas escolas, porque as crianças irão se envolver e levar o conhecimento para as suas casas, e nesse processo será fundamental ter a participação dos professores”, ressaltou Hilário.

Também participaram da abertura do encontro a secretária de Educação, Rosângela Borba, a diretora de Desenvolvimento Ambiental da SEMAN, Maria Heloísa Furtado Lenzi e a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones. “É de extrema importância trabalharmos sobre educação ambiental em sala de aula e tenho certeza de que nossos professores estarão envolvidos junto com os alunos, na dinâmica desse programa”, mencionou a secretária de Educação em sua fala.

O Programa de Educação Ambiental (PEA), será desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação.

Sobre o PEA – JACAMASA

Por desenvolver atividades que utilizam os recursos hídricos, a Estação de Tratamento de Esgoto de Balneário Camboriú – ETE Nova Esperança, possui uma grande responsabilidade em garantir a conservação da qualidade da água disponível no Rio Camboriú. Mas para isso, é necessário o envolvimento de toda a sociedade, e a necessidade de os órgãos públicos desenvolverem Programas de Educação Ambiental.

Por isso, a Emasa, por meio dos colaboradores que atuam na ETE Nova Esperança, os operadores Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, o analista Químico, Caio Cardinali e a engenheira Química, Tânia Pedrelli, desenvolveram o Programa de Educação Ambiental (PEA), que será lançado em breve nas escolas da Rede Municipal.

O objetivo, é capacitar colaboradores e a população do Município a respeito de práticas sustentáveis e da importância e funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário: conscientizá-los sobre a importância do tratamento de esgoto; das práticas para a conservação da rede pública; a correta utilização do sistema domiciliar de coleta de esgoto; e o papel dos diferentes atores sociais na conservação da qualidade dos recursos naturais. “A ideia é iniciar pelas escolas Municipais e depois estender para escolas particulares, colaboradores internos da Emasa, Associação de Moradores e alunos de cursos técnicos na área ambiental”, completou Ana Carolina.

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Posts Relacionados

Produtor de Água entrega mudas nativas em alusão ao Dia do Meio Ambiente

diariodacidade

Empresa de Balneário Camboriú recebe primeiro título de registro do SIM/POA

diariodacidade

Balneário Camboriú é destaque nacional em saneamento básico

diariodacidade

Camboriú adere ao Sistema de Gerenciamento de Operações contra o Covid-19

diariodacidade

UniAvan promove live nesta segunda para falar sobre desafios das carreiras em tempos de pandemia

diariodacidade

Mais de 200 diaristas já se inscreveram no Programa Oportunidades

diariodacidade

Aprovado projeto da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

diariodacidade

Casos de Dengue sobem no Estado, mas diminuem em Camboriú

diariodacidade

Sábado, dia 6, é Dia D Vacinação em Camboriú

diariodacidade

Ampliação da rede coletora de esgoto inicia em mais três ruas nesta semana

diariodacidade

Mais uma live do Projeto Oficinas de BC envolve alunos e seus familiares

diariodacidade

Camboriú distribui muda de verduras e legumes para a comunidade

Projeto que prorroga entrega da Declaração de Regularidade Sanitária segue para sanção do prefeito

Abordagem Social acolhe 20 moradores em situação de rua no final de semana

Câmara transmite audiências sobre dados do Município do 1º quadrimestre de 2020

diariodacidade

Prefeitura lança programa Oportunidades para apoiar trabalhadores

Treze bairros de Balneário Camboriú registram casos da covid-19

Trânsito na 3ª Avenida será interrompido na manhã de sábado

Credifoz inaugura nova unidade na 5ª Avenida, em Balneário Camboriú

Oficialização da entrega da revitalização do CEI do Rio do Meio acontece nesta quarta-feira, dia 27

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: