Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Programa de Educação Ambiental JACAMASA é apresentado aos professores

Programa de Educação Ambiental JACAMASA é apresentado aos professores

Uma capacitação para professores da Rede Municipal de Ensino, sobre o novo Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), realizada nesta segunda-feira (03), marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente, que acontece de 3 a 7 de junho em Balneário Camboriú.

Antes do Programa ser lançado nas escolas com a participação do mascote JACAMASA, os operadores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança, Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, apresentaram aos 30 professores das turmas contempladas neste primeiro momento, como será a dinâmica do PEA com os alunos e um pouco da história do Saneamento Básico, a importância e o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário e abastecimento de água em Balneário Camboriú.

“O objetivo do PEA é a conscientização das pessoas sobre a educação ambiental, e o papel de cada um na conservação do meio ambiente para termos praias e rios limpos e para isso, mostrar a importância do tratamento de esgoto no Município. Por isso, escolhemos iniciar pelas escolas, porque as crianças irão se envolver e levar o conhecimento para as suas casas, e nesse processo será fundamental ter a participação dos professores”, ressaltou Hilário.

Também participaram da abertura do encontro a secretária de Educação, Rosângela Borba, a diretora de Desenvolvimento Ambiental da SEMAN, Maria Heloísa Furtado Lenzi e a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones. “É de extrema importância trabalharmos sobre educação ambiental em sala de aula e tenho certeza de que nossos professores estarão envolvidos junto com os alunos, na dinâmica desse programa”, mencionou a secretária de Educação em sua fala.

O Programa de Educação Ambiental (PEA), será desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação.

Sobre o PEA – JACAMASA

Por desenvolver atividades que utilizam os recursos hídricos, a Estação de Tratamento de Esgoto de Balneário Camboriú – ETE Nova Esperança, possui uma grande responsabilidade em garantir a conservação da qualidade da água disponível no Rio Camboriú. Mas para isso, é necessário o envolvimento de toda a sociedade, e a necessidade de os órgãos públicos desenvolverem Programas de Educação Ambiental.

Por isso, a Emasa, por meio dos colaboradores que atuam na ETE Nova Esperança, os operadores Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, o analista Químico, Caio Cardinali e a engenheira Química, Tânia Pedrelli, desenvolveram o Programa de Educação Ambiental (PEA), que será lançado em breve nas escolas da Rede Municipal.

O objetivo, é capacitar colaboradores e a população do Município a respeito de práticas sustentáveis e da importância e funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário: conscientizá-los sobre a importância do tratamento de esgoto; das práticas para a conservação da rede pública; a correta utilização do sistema domiciliar de coleta de esgoto; e o papel dos diferentes atores sociais na conservação da qualidade dos recursos naturais. “A ideia é iniciar pelas escolas Municipais e depois estender para escolas particulares, colaboradores internos da Emasa, Associação de Moradores e alunos de cursos técnicos na área ambiental”, completou Ana Carolina.

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Posts Relacionados

Chá Revelação de filhote de pinguim foi realizado no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú lança site com informações sobre a dengue

Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para ação de visão

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira