Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Programa de Educação Empreendedora é lançado em Irani

O município de Irani, oeste catarinense, potencializará a educação local com a adesão de duas soluções do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/SC.

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), destinado ao ensino fundamental, e o Crescendo e Empreendendo, para o ensino médio, serão implementados em cinco escolas públicas estaduais e municipais, neste ano. O lançamento ocorreu nessa semana e resulta de uma parceria entre Sebrae/SC, Poder Público Municipal e Agência de Desenvolvimento Regional, e oportunizará a capacitação de  mais de 1.500 alunos.

O JEPP será desenvolvido nas seguintes instituições: EEBM Sebastião Rodrigues de Souza, EMEB Santo Antonio e EMEB Prefeito Valdecir Angelo Zampieri. O Crescendo e Empreendendo será aplicado nas escolas Isabel Da Silva Telles e na EEB Dom Felício Cesar Cunha Vasconcelos. Após o ato de lançamento ocorreu a capacitação de aproximadamente 130 professores, ministrada pelas consultoras credenciadas ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, Denise Scheid e Traute Limberger.

No evento, a secretária de educação do município, Margarida Gazoni Zenar, valorizou os diretores e professores por abraçarem a causa e estarem dispostos a inserir nas escolas um olhar empreendedor. “Agradeço cada um por aceitar esse desafio, pois é essencial para promover o desenvolvimento dos alunos na escola. Vamos fazer diferença na vida de crianças, jovens e, principalmente, na vida de nosso município. Daqui alguns anos certamente vamos colher os resultados da iniciativa implantada hoje”.

O vice-prefeito Marcelo Pegoraro salientou que a execução de programas de empreendedorismo nas escolas é de extrema importância, pois mostra a preocupação com um futuro melhor. “Os programas são essenciais não somente para crianças e jovens, mas para a sociedade como um todo porque quanto mais cedo as pessoas aprenderem sobre empreendedorismo, mais cedo estarão prontas para os desafios do dia a dia. O incentivo na escola eleva o caráter e o desenvolvimento do aluno para dar os primeiros passos e sair com uma visão empreendedora para que tenhamos futuros prefeitos, vereadores, gestores e profissionais bem preparados para exercer sua função”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destacou que a solução contribuirá para ampliar conhecimentos e elevar o grau da cultura do empreendedorismo para crianças, jovens e para a comunidade em um território marcado por importantes acontecimentos históricos, entre eles, o fato de ter sido sede da primeira batalha da Guerra do Contestado, em outubro de 1912.

Valorizou a iniciativa intraempreendedora do município em aderir essa oportunidade e mencionou que, para criar um ambiente propício à cultura voltada ao empreendedorismo, são necessários professores empreendedores: que sonhem e que estimulem sonhos em seus alunos.  “Por isso, o primeiro passo para a implantação do programa nas escolas é preparar os educadores por meio de um curso para repasse da metodologia e sensibilização sobre a importância de incluir o programa no dia a dia escolar”, concluiu o coordenador regional.  

A Escola Valdecir Angelo Zampieri capacitará alunos do ensino fundamental por meio do JEPP. Para a diretora Magali Cristina da Silva o programa é de suma importância, pois ao trabalhar com as crianças no início da alfabetização escolar será possível formar cidadãos mais críticos, participativos e com visão de futuro. “No momento atual de crise política e falta de oportunidade de emprego, nós educadores, precisamos oportunizar aos educandos essa nova visão de trabalho, o que poderá garantir melhores condições de vida”. 

O diretor da EEBM Sebastião Rodrigues de Souza, Claudemir Basso, complementa que o desenvolvimento de um programa de Educação Empreendedora com os alunos é fundamental para que percebam a importância e a necessidade de ter desejos e sonhos. “Também é uma ferramenta essencial para melhorar as atividades cotidianas e o relacionamento com os colegas e equipe docente”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Canci, ressaltou que a implantação do JEPP e do Crescendo e Empreendendo nas escolas possibilitará melhorar a qualidade de ensino. “O maior significado da palavra empreendedorismo é buscar mudanças e iniciativas para que possamos fazer o melhor para a sociedade. Por isso, nós como vereadores, queremos contar com a participação dos professores que representam um papel importante na sociedade para melhorar cada vez mais a educação. Obrigado ao Sebrae/SC por estar presente nesse momento e trazer essa oportunidade que ajudará a melhorar a qualidade de vida e do ensino, além de trazer resultados importantes para a sociedade”.

IRANI

O município de Irani é formado por uma população de aproximadamente 10 mil habitantes. Na economia destacam-se a agricultura, pecuária (suínos, bovinos e aves) a indústria moveleira, madeireira, o comércio e o turismo em reestruturação.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu