Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Programa Estuário do Rio Camboriú 2030 é apresentado na Tribuna Livre a convite do Vereador André Meirinho

A Tribuna Livre da sessão legislativa desta terça-feira (06/07) foi reservada a pedido do vereador André Meirinho, membro da Comissão de Preservação do Meio Ambiente e Turismo, para apresentação do Programa Estuário do Rio Camboriú 2030 pelo convidado Dr. Marcus Polette, professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e coordenador do referido programa.

O Programa Estuário do Rio Camboriú 2030 busca a revitalização, a recuperação, a revitalização e a proteção do Rio Camboriú.  Na forma de projeto de pesquisa coordenado pela UNIVALI, o programa agrega diversos dados, aspectos e dimensões num diagnóstico que inclui monitoramento de qualidade ambiental e busca identificar causas e efeitos dos problemas do rio Camboriú. Para isso, conta com apoio do Comitê da bacia do Rio Camboriú e Contíguas, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, envolve os dois municípios da bacia e é financiado pela Marina Tedesco.

Na explanação, o pesquisador Marcus Polette (Dr.) apresentou as macrotendências da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, com dados referentes aos problemas socioambientais e econômicos, incluindo aspectos de uso e ocupação do solo, limites populacionais, desigualdade do PIB per capta entre Camboriú e Balneário Camboriú, bem como a poluição pela falta de saneamento em Camboriú e problemas relativos aos empreendimentos náuticos que acabam impactando a qualidade ambiental do estuário do Rio Camboriú e da praia central  (enseada) de Balneário Camboriú.

“A situação hoje do rio Camboriú é  péssima, isso fica muito evidente nas análises da qualidade da água, que demonstrou que 76% das amostras coletadas mostram que a qualidade do rio Camboriú é péssima, e 22% colocam a qualidade como medíocre”, afirmou o pesquisador.

Dr. Polette também falou das dificuldades para garantir abastecimento e da importância, mediante esses dados, de ações integradas. Por isso a proposta do programa.

Assista a apresentação completa em https://youtu.be/WudCBi57Bng

Posts Relacionados

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

Mulher é detida após furtar espumante de quase R$ 500 em estabelecimento de Balneário Camboriú