Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Programa oferece saúde bucal para bebês

Programa oferece saúde bucal para bebês

Para entrar no programa Odonto Baby, basta levar o cartão SUS da criança no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na rua Ceará, esquina com a rua Pernambuco. Na última sexta-feira de cada mês. Os pais e/ou responsáveis participam de uma reunião com a cirurgiã dentista Zuleide Pezzini Kühr, responsável pelo programa, para a entrada das novas crianças no programa, que devem ter de zero a dois anos e meio. No dia da reunião, a primeira consulta já é agendada.

Através das consultas são feitas orientações sobre a alimentação e higiene bucal. “Cada criança tem sua história, sua realidade, trabalhamos de maneira personalizada para termos bons resultados”, diz Zuleide.

O Programa Odonto Baby é uma parceria dos pais com os dentistas, é fundamental que os ensinamentos passados para as crianças sejam praticados em casa. “Meus filhos graças ao programa e as orientações seguidas, não sabem o que é uma dor de dente e isso pra mim é um motivo de grande satisfação como mãe”, acrescenta Juliana.

Ao todo, 2.763 crianças já passaram pelo programa. São atendidas 225 crianças por mês, sendo 9 consultas realizadas por dia. Muitas dessas crianças têm o incentivo dos pais que já conhecem os serviços do Odonto Baby.

Sobre o Odonto Baby

O programa Odonto Baby visa manter e promover a saúde bucal do bebê desde o seu nascimento. Até os seis anos de idade, a criança é acompanhada em consultas agendadas de três em três meses para que as crianças sejam zero cárie e não tenham problemas com oclusão (mordida aberta)

Passado os seis anos, a criança começa a participar do Odonto Teen, até os 12 anos. Se o paciente continuar com alguma cárie e precise de tratamento, ele é encaminhado para a clínica de odontopediatria. Quem passa pelo Odonto Teen, ganha um kit de “despedida”, que conta com uma escova infantil e uma pasta, além de sair com vários conhecimentos sobre a saúde bucal.

“É um grande privilégio ter essa oportunidade de participar deste programa, porque sem essas orientações, com certeza algo daria errado. As pessoas precisam ser educadas a buscar o preventivo, para futuramente não precisar do curativo”, diz a mãe, Juliana Célia Stoll Bittencourt.

_________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú