Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Projeto Afetividade e Leitura é realizado no Berçário II do NEI Iate Clube

Projeto Afetividade e Leitura é realizado no Berçário II do NEI Iate Clube

A turminha do Berçário II do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Iate Clube, retornou do recesso escolar em clima de projetos novos. As professoras Loreni Neto, Nedi Moraes e Rozelei Fabrin, estão desenvolvendo o “Afetividade e Leitura”, que contará com o mais novo amigo das crianças: o Boneco Juca. A ação pretende trabalhar com as crianças sobre empatia.

“O projeto irá incentivar o exercício diário de afetividade, respeito, diálogo, empatia, acolhimento da diversidade na turma e aproximação da família”, explica Cássia Andrea Rosa, gestora da unidade. A ação surge a partir do Projeto Institucional da Secretaria de Educação “E se eu fosse você?’’.

Ao chegarem com suas crianças, os familiares foram convidados a conhecerem e abraçarem o Juca. Eles também foram informados que durante o semestre, Juca visitará as crianças em suas casas nos finais de semana e que terão que cuidar muito bem dele.

Enquanto estiverem com o Juca, as famílias deverão ler para ele um livro de história infantil que irá acompanhado da mascote. As atividades realizadas em família deverão ser registradas em um caderno a experiência.

E se eu fosse Você?

Você já se colocou no lugar de outra pessoa? Já tentou vivenciar situações comuns para cadeirantes, deficientes visuais, obesos, negros? Há cerca de dois anos crianças de 03 e 04 anos do Núcleo de Educação Infantil Odácia Tereza Damázio são estimuladas a se colocar no lugar de outra pessoa e assim aprender sobre diversidade e respeito ao próximo.

O projeto, criado pelas professoras Sandra Eliane Runke Santos e Suélen Mateus Albini da Silva, deu tão certo que foi ampliado para toda a Educação Infantil. Valores como empatia, solidariedade e respeito, que já são trabalhados nos núcleos e escolas, serão abordados com ainda mais intensidade, por meio do projeto que agora é institucional.

O projeto “E se eu fosse você?” é um case de sucesso internacional. Em março do ano passado ele foi apresentado no III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência, em Porto Alegre.

Já em novembro, o projeto foi o vencedor do Prêmio Ana Moreira de Educação Transformadora, entregue durante o Congresso Catarinense de Educação (CONCATE), em Itajaí.

______________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e ESG serão debatidos em congresso do setor portuário em Balneário Camboriú (SC)

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo