Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Projeto agrega novas funções às bancas de jornal em Curitiba

O arquiteto Zeh Pantarolli e o designer Diego Miranda Leite desenvolvem projeto para o Santander Brasil que agrega cinco novos serviços às unidades de negócios

Cinco bancas de jornal do centro de Curitiba foram selecionadas para dar o início ao projeto A Gente Banca, do Santander Brasil. A iniciativa tem o objetivo de, por meio do microcrédito, incrementar as atividades das bancas de jornal do País. E para realizar as transformações que agregam novas funções aos espaços foram escolhidos profissionais da cidade. Os projetos de identidade e interiores foram desenvolvidos pelo Estúdio Pantarolli Miranda, comandado pelo arquiteto Zeh Pantarolli e pelo designer Diego Miranda Leite.

“Foi um desafio criar os projetos de estreia que poderão ser replicados em qualquer capital brasileira. Além de atender as necessidades de um projeto comercial visualmente atraente, observamos a padronização de materiais e sua viabilização financeira”, conta Pantarolli.

Segundo o arquiteto, só foi possível a adaptação das bancas aqui em Curitiba porque já existe uma lei municipal aprovada que prevê a atuação ampliada desses negócios. Depois de estudos realizados e projetos aprovados, foram iniciadas as transformações das bancas para também oferecer os serviços de Floricultura, Manicure, Chaveiro, Costureira e Manutenção de Celular. Inicialmente os profissionais trabalharam com elementos que criassem unidade para os cinco projetos. Os tetos foram pintados de preto e a iluminação foi colocada em trilhos para criar a sensação de profundidade.

A paleta de cores foi um ponto importante para criar uma identidade que tivesse convergência com a marca do banco e colocasse em evidência as bancas na paisagem urbana. O vermelho e o branco são as cores principais que foram complementadas pelo cinza e o preto. Cada banca ainda recebeu uma cor complementar, como rosa na Manicure. O verde foi adicionado com o paisagismo natural na Floricultura e também proporcionou vitalidade para as demais unidades.

Na parte exterior, as bancas preservaram os padrões do mobiliário urbano de Curitiba. As fachadas foram recuperadas com limpeza e pintura e foi elaborada uma nova comunicação visual com o nome de cada Banca. Um painel eletrônico vertical para comunicação e publicidade foi instalado para conectar de forma mais eficiente a banca com os pedestres.

As mudanças substanciais aconteceram na parte interna. Cada uma das unidades ganhou um mobiliário exclusivo para abrigar as novas funções e os equipamentos necessários. Armários, cadeiras, provador e outros elementos foram agregados conforme a demanda de cada negócio.

Apesar de ocupar um espaço bem menor, as prateleiras para revistas e jornais receberam nichos de destaque reformulados. Um balcão para comércio de produtos tradicionais de bancas e uma nova iluminação decorativa foi instalada.

“Os espaços continuam sendo Banca de Jornal, é muito importante destacar isso. Trabalhamos ressaltando essa essência e também agregando novos serviços que irão trazer mais fôlego e dinamismo para os negócios”, afirma Miranda Leite.

Parceria
Para executar os projetos, a dupla buscou com a parceria da Eucatex que apoiou a criação de todo mobiliário. Os painéis em madeira utilizados foram MDF Eucafibra Lacca AD nos padrões Vermelho Scarlate, Desert Rose, Verde Bellagio e Preto Ônix. O material tem acabamento laca que oferece ótima resistência superficial e facilidade de manutenção. Perfeito para as bancas de jornal que recebem diariamente um grande volume de pessoas.

Fotos Bancas: Nedad Radovanovic
Foto Profissionais: Valterci Santos

Posts Relacionados

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet