Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto aproxima GM da comunidade escolar

Desde que foi implantada, em 2011, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú recebeu algumas missões, entre elas, acompanhar os alunos dos Centros Educacionais Municipais (CEMS) nos horários de entrada e saída. Após avaliar os cinco anos de acompanhamento, a Secretaria de Segurança, por meio da GM, sentiu que poderia fazer ainda mais pela comunidade escolar. O comando da Guarda Municipal implantou o projeto “Ronda Escolar”, o qual prevê mais aproximação entre GM, pais, alunos e professores.

Diariamente, desde o início do ano letivo (2016), uma guarnição formada por um homem e uma mulher realiza rondas nos CEMs. Nas unidades eles mediam conflitos, identificam pontos vulneráveis, realizam levantamentos dos principais problemas vividos pela comunidade escolar, participam de sessões cívicas e palestram quando solicitados. As palestras são ministradas pela Comandante da GM, Tais Baruffi, com o tema “Segurança na Escola” e pelo GM Everton Luiz Brasil Pinto com enfoque nas drogas.

Todas as ocorrências nas escolas municipais, geradas pela Central de Operações e Monitoramento (153), são repassadas a guarnição da Ronda Escolar e quando não tem aula, a guarnição continua vigiando o patrimônio.

Junto com a Ronda Escolar caminha outro projeto criado e desenvolvido pelo Guarda Municipal Adriano Ramilio intitulado “Bullying, o mal que pode ser evitado”.  Por meio de palestras, o GM Ramilio faz os alunos refletirem sobre as questões que envolvem a prática da violência causada pelo bullying.

De outubro de 2015 até agora foram realizadas 33 palestras que beneficiaram cerca de 2.500 alunos de oito Centros Educacionais Municipais (CEMs), da Faculdade Porto das Águas e do ensino médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) que reuniu dez turmas no auditório para assistir a palestra. Semanalmente as palestras são solicitadas pelos diretores das instituições.

“O projeto bullying partiu de uma inquietação minha. Eu queria fazer algo a mais na guarda municipal e dessa forma iniciei esse trabalho nas escolas públicas municipais de Balneário Camboriú. O objetivo é ajudar os estudantes quanto à formação e prestar apoio reflexivo quanto às questões que envolvem a prática da violência causada pelo bullying” explica Ramilio.

A próxima palestra “Bullying, o mal que pode ser evitado” está marcada para o dia 31 de maio, às 13h30, no Centro Educacional Municipal Ariribá.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê