Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto aproxima GM da comunidade escolar

Desde que foi implantada, em 2011, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú recebeu algumas missões, entre elas, acompanhar os alunos dos Centros Educacionais Municipais (CEMS) nos horários de entrada e saída. Após avaliar os cinco anos de acompanhamento, a Secretaria de Segurança, por meio da GM, sentiu que poderia fazer ainda mais pela comunidade escolar. O comando da Guarda Municipal implantou o projeto “Ronda Escolar”, o qual prevê mais aproximação entre GM, pais, alunos e professores.

Diariamente, desde o início do ano letivo (2016), uma guarnição formada por um homem e uma mulher realiza rondas nos CEMs. Nas unidades eles mediam conflitos, identificam pontos vulneráveis, realizam levantamentos dos principais problemas vividos pela comunidade escolar, participam de sessões cívicas e palestram quando solicitados. As palestras são ministradas pela Comandante da GM, Tais Baruffi, com o tema “Segurança na Escola” e pelo GM Everton Luiz Brasil Pinto com enfoque nas drogas.

Todas as ocorrências nas escolas municipais, geradas pela Central de Operações e Monitoramento (153), são repassadas a guarnição da Ronda Escolar e quando não tem aula, a guarnição continua vigiando o patrimônio.

Junto com a Ronda Escolar caminha outro projeto criado e desenvolvido pelo Guarda Municipal Adriano Ramilio intitulado “Bullying, o mal que pode ser evitado”.  Por meio de palestras, o GM Ramilio faz os alunos refletirem sobre as questões que envolvem a prática da violência causada pelo bullying.

De outubro de 2015 até agora foram realizadas 33 palestras que beneficiaram cerca de 2.500 alunos de oito Centros Educacionais Municipais (CEMs), da Faculdade Porto das Águas e do ensino médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) que reuniu dez turmas no auditório para assistir a palestra. Semanalmente as palestras são solicitadas pelos diretores das instituições.

“O projeto bullying partiu de uma inquietação minha. Eu queria fazer algo a mais na guarda municipal e dessa forma iniciei esse trabalho nas escolas públicas municipais de Balneário Camboriú. O objetivo é ajudar os estudantes quanto à formação e prestar apoio reflexivo quanto às questões que envolvem a prática da violência causada pelo bullying” explica Ramilio.

A próxima palestra “Bullying, o mal que pode ser evitado” está marcada para o dia 31 de maio, às 13h30, no Centro Educacional Municipal Ariribá.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)