Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Projeto Cidade Gentil proporcionará caminhadas guiadas por Balneário Camboriú

O projeto “Cidade Gentil: Caminhos de Balneário Camboriú” inicia, neste sábado e domingo (2 e 3 de dezembro), uma série de roteiros turísticos e culturais pela cidade. Patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o projeto proporcionará caminhadas guiadas, nos três primeiros finais de semana de dezembro, por três roteiros temáticos: rios, árvores e praças.

A estreia dos passeios terá os rios como foco, em percursos curto (três quilômetros), médio (cinco quilômetros) e longo (12 quilômetros), por alguns dos rios e córregos da cidade, passando por nascentes, matas ciliares, lagoas e foz (confira no fim do texto os horários e os pontos de encontro). Interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, pelo link https://forms.gle/aUQrRoV7A4vLYimV9. Durante as caminhadas, serão distribuídos os Guias de Caminhada com as informações dos roteiros.

O projeto partiu do pensamento de que a identidade de um lugar depende de sua apropriação pelas pessoas de forma compartilhada e afetiva. De acordo com a proposta, para que as paisagens urbanas consigam consolidar sua essência, é preciso que a própria comunidade as vivencie, estimulando a valorização e a preservação desses espaços cheios de significado.

“Caminhar pela cidade, no ritmo dos diversos corpos humanos, conecta os cidadãos a seus territórios e suas comunidades, e nos sensibiliza para o entendimento de qual cidade queremos viver”, diz o proponente do projeto, o arquiteto urbanista do coletivo Observatório de Interações no Ambiente (OiA), Gabriel Gallarza.

Em ritmo lento, indicadas para todas as idades e para múltiplas capacidades de mobilidade, as caminhadas do projeto são destinadas à população em geral e aos turistas, bem como a todos os interessados em urbanismo, meio ambiente e patrimônio cultural. O roteiro curto percorre rotas acessíveis e conta com intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) e tradutores para o inglês e espanhol.

Nos dias 9 e 10 de dezembro, o foco das caminhadas serão as árvores. Os roteiros terminam dias 16 e 17 de dezembro, pelas praças da cidade. Os participantes serão acompanhados por um urbanista, que orientará no reconhecimento da natureza e da cultura que formam a paisagem urbana. No mesmo link de inscrição, há mais informações.

Roteiros

Data/ horário/local de encontro:

RIOS
– CURTO: sábado 02/12, às 9h – Praça da Bíblia
– MÉDIO: sábado 02/12, às 15h – Escola Vereador Santa
– LONGO: domingo 03/12, às 9h – Câmara de Vereadores

ÁRVORES
– CURTO: sábado 09/12, às 9h – Praça Silveira Júnior
– MÉDIO: sábado 09/12, às 15h – Escola Vereador Santa
– LONGO: domingo 10/12, às 9h – Av. Atlântica, 3640

PRAÇAS
– CURTO: sábado 16/12, às 9h – Praça Almirante Tamandaré
– MÉDIO: sábado 16/12, às 15h – Praça Almirante Tamandaré
– LONGO: domingo 17/12, às 9h – Praça Almirante Tamandaré

Foto: Alejandro Oliveira

Posts Relacionados

Campeonato de Futebol de Areia de Balneário Camboriú tem abertura adiada para o sábado

Prefeitura de Balneário Camboriú oferece mais de 1,5 mil vagas no Projeto Oficinas

A CiaI Arthousebc de Teatro abre inscrição para equipe técnica e artística

Duas camionetes Toyota Hilux furtadas em Balneário Camboriú neste final de semana

Polícia Militar intensifica fiscalização no trânsito de Balneário Camboriú e Camboriú

Morador de Ibirama vence a segunda etapa do Campeonato de Embaixadinhas em Balneário Camboriú

Abertas inscrições para Programa Jovem Aprendiz da Univali em Balneário Camboriú

Carnaval 2024: Bloquinho da Pessoa Idosa acontece nesta sexta-feira em Balneário Camboriú

Afluentes Digital, promovido pela Águas de Camboriú, apresenta conquistas da empresa para comunidade

Advogado de Camboriú ganha ação de danos morais contra Instagram após ter conta roubada