Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Projeto Crescer e Semear apresenta Oficina Crianças em Unidade Rural de Indaial

Em janeiro deste ano, a esposa do prefeito de Indaial Sra. Elaine Moser entrou em contato com o Instituto Alice, instituição responsável pelo Projeto Crescer e Semear e costurou o encontro do instituto com o prefeito de Indaial Sr. André Luiz Moser; o secretario municipal de educação Sr. Jairo Gebien, a nutricionista responsável pela merenda escolar Julieanne Reid Arcain.

O Instituto Alice desde então tem contato com total apoio de todos os setores da prefeitura de Indaial e o engajamento da Sra. Elaine Moser mostrou-se fundamental para a concretização da implantação das ações do Projeto Crescer e Semear nas unidades de ensino municipais da cidade de Indaial.

Já estão formalizados dois investidores sociais que suportarão as ações em Indaial: a IPEL – Indaial Papéis, tradicional empresa de fabricação de papéis com destaque na linha de sanitários, descataveis, na linha institucional e doméstica; além da Uniasselvi, instituição de ensino superior com mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.

Ainda no primeiro semestre serão iniciadas as ações que atenderão as quase 9.000 crianças da rede pública municipal de ensino básico, sendo aproximadamente 600 alunos de forma direta e os outros 8.400 alunos indiretamente, através de palestras direcionadas aos pais e responsáveis pelas crianças e através da formação das cozinheiras responsáveis pela merenda escolar que receberão treinamento para que a merenda escolar leve o máximo possível de nutrientes às crianças e para que haja o aproveitamento integral dos alimentos, isso tudo sem abrir mão de sabor nem perder a atratividade das preparações.

Hoje, o Projeto Crescer e Semear está atuando em 2 municípios em SC e alcançando mais de 15.000 crianças. Levando educação nutricional, educação alimentar, educação financeira e educação socioambiental para crianças, pais e responsáveis e cozinheiras da merenda.

“Por si só a expansão do Projeto Crescer e Semear já seria um grande passo para o avanço da educação, devido à importância da alimentação escolar para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A soma das ações do projeto ao pleno entendimento de sua importância e ao entusiasmo por parte da equipe da prefeitura de Indaial, faz com que tenhamos a certeza de um trabalho que servirá de modelo à união da sociedade civil e poder publico na busca da mais eficaz e sustentável forma de desenvolvimento: O investimento na educação de nossas crianças!”

O Instituto Alice, através da figura de sua presidente, a Chef Lidiane Barbosa, agradece a confiança e apoio do prefeito de Indaial, Sr. André Moser e reafirma o compromisso de levar Educação Alimentar e Nutricional às crianças, pais e responsáveis e às cozinheiras da merenda de Indaial; que trará como resultado suporte para a melhora da capacidade cognitiva das crianças, melhoria dos hábitos alimentares das famílias, resultando em economia de gastos com saúde curativa a médio prazo e diminuição do desperdício de insumos através do maior aproveitamento dos insumos da merenda escolar.

Mais sobre Lidiane Barbosa:

Chef Funcional Lidiane Barbosa
A chef, trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002.

Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le Cordon Bleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew Kenney Culinary School em Venice Beach

Lidiane tem como “bandeira” a disseminação da comida “de verdade”, o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.

A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo etc. Ela também viaja o país comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos.

É autora das receitas do livro “Vó Leninha e … O Aniversário de Isabela”, primeira publicação brasileira com preparações funcionais voltada para crianças, em parceria com uma escritora de Santa Catarina

Presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG – Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, também presidido pela mesma, que só em 2018 está alcançado 4500 crianças, 50 merendeiras de 13 escolas públicas da cidade de Blumenau/SC. Crescer e Semear’ é um projeto social, sem fins lucrativos, que tem como intuito mudar a EDUCAÇÃO de nossas crianças por meio da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA. Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional.

Related posts

Jornada da transformação digital é tema de painel da Senior no Concarh SC

Rede Avantis anuncia implantação de faculdade em Florianópolis

diariodacidade

Tarde de Talentos 60+ do Neumarkt traz apresentações culturais de idosos

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: