Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Projeto Crescer e Semear apresenta Oficina Crianças em Unidade Rural de Indaial

Em janeiro deste ano, a esposa do prefeito de Indaial Sra. Elaine Moser entrou em contato com o Instituto Alice, instituição responsável pelo Projeto Crescer e Semear e costurou o encontro do instituto com o prefeito de Indaial Sr. André Luiz Moser; o secretario municipal de educação Sr. Jairo Gebien, a nutricionista responsável pela merenda escolar Julieanne Reid Arcain.

O Instituto Alice desde então tem contato com total apoio de todos os setores da prefeitura de Indaial e o engajamento da Sra. Elaine Moser mostrou-se fundamental para a concretização da implantação das ações do Projeto Crescer e Semear nas unidades de ensino municipais da cidade de Indaial.

Já estão formalizados dois investidores sociais que suportarão as ações em Indaial: a IPEL – Indaial Papéis, tradicional empresa de fabricação de papéis com destaque na linha de sanitários, descataveis, na linha institucional e doméstica; além da Uniasselvi, instituição de ensino superior com mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.

Ainda no primeiro semestre serão iniciadas as ações que atenderão as quase 9.000 crianças da rede pública municipal de ensino básico, sendo aproximadamente 600 alunos de forma direta e os outros 8.400 alunos indiretamente, através de palestras direcionadas aos pais e responsáveis pelas crianças e através da formação das cozinheiras responsáveis pela merenda escolar que receberão treinamento para que a merenda escolar leve o máximo possível de nutrientes às crianças e para que haja o aproveitamento integral dos alimentos, isso tudo sem abrir mão de sabor nem perder a atratividade das preparações.

Hoje, o Projeto Crescer e Semear está atuando em 2 municípios em SC e alcançando mais de 15.000 crianças. Levando educação nutricional, educação alimentar, educação financeira e educação socioambiental para crianças, pais e responsáveis e cozinheiras da merenda.

“Por si só a expansão do Projeto Crescer e Semear já seria um grande passo para o avanço da educação, devido à importância da alimentação escolar para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A soma das ações do projeto ao pleno entendimento de sua importância e ao entusiasmo por parte da equipe da prefeitura de Indaial, faz com que tenhamos a certeza de um trabalho que servirá de modelo à união da sociedade civil e poder publico na busca da mais eficaz e sustentável forma de desenvolvimento: O investimento na educação de nossas crianças!”

O Instituto Alice, através da figura de sua presidente, a Chef Lidiane Barbosa, agradece a confiança e apoio do prefeito de Indaial, Sr. André Moser e reafirma o compromisso de levar Educação Alimentar e Nutricional às crianças, pais e responsáveis e às cozinheiras da merenda de Indaial; que trará como resultado suporte para a melhora da capacidade cognitiva das crianças, melhoria dos hábitos alimentares das famílias, resultando em economia de gastos com saúde curativa a médio prazo e diminuição do desperdício de insumos através do maior aproveitamento dos insumos da merenda escolar.

Mais sobre Lidiane Barbosa:

Chef Funcional Lidiane Barbosa
A chef, trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002.

Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le Cordon Bleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew Kenney Culinary School em Venice Beach

Lidiane tem como “bandeira” a disseminação da comida “de verdade”, o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.

A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo etc. Ela também viaja o país comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos.

É autora das receitas do livro “Vó Leninha e … O Aniversário de Isabela”, primeira publicação brasileira com preparações funcionais voltada para crianças, em parceria com uma escritora de Santa Catarina

Presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG – Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, também presidido pela mesma, que só em 2018 está alcançado 4500 crianças, 50 merendeiras de 13 escolas públicas da cidade de Blumenau/SC. Crescer e Semear’ é um projeto social, sem fins lucrativos, que tem como intuito mudar a EDUCAÇÃO de nossas crianças por meio da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA. Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira