Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto da FALB arrecada mais de quatro toneladas de tampinhas

niciativa da Fundação Aury Luiz Bodanese completa um ano e comemora grande engajamento no projeto

Com objetivo de promover a logística reversa, incentivar a economia circular e a sustentabilidade, além de auxiliar projetos sociais internos a empregados da mantenedora Aurora Alimentos, a Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), lançou em março do ano passado o projeto Tampinha Voluntária. A ação incentiva os empregados e cooperados a arrecadarem tampas de embalagens plásticas e destinarem à reciclagem. Os recursos levantados pela venda do material retornam em benefícios aos mais de 34 mil empregados.

Neste mês, o projeto completa um ano e celebra a forte adesão dos empregados e cooperados em todo o Brasil: foram arrecadadas em um ano 4,2 toneladas de tampinhas. Com os recursos revertidos, o projeto auxiliou até agora seis empregados da mantenedora nos municípios de Mandaguari/PR, Erechim/RS, Sarandi/RS, Guatambu/SC, Quilombo/SC e São Paulo/SP.

A educadora ambiental da FALB, Darcivana Squena, explica que o projeto também conta com a participação de três cooperativas filiadas à Aurora: Cooperalfa (Chapecó), Cooperitaipu (Pinhalzinho) e Auriverde (Cunha Porã), cujos recursos revertidos beneficiam diretamente os cooperados das três cooperativas. Darcivana ressalta que os beneficiados e a porcentagem do valor do fundo a ser destinada aos empregados da Aurora levam em consideração alguns critérios como a necessidade do empregado, a urgência e o tempo de empresa.

“Todas as unidades da mantenedora e as cooperativas parceiras receberam coletores personalizados do projeto para arrecadação das tampinhas. A adesão e o empenho dos voluntários, empregados e cooperados estão sendo grandiosos”, afirma Darcivana ao sublinhar que a principal meta da Fundação é o engajamento em ações socioambientais.

“A iniciativa mantém os voluntários ativos neste período de pandemia, além de promover a preservação ambiental, o cooperativismo e a solidariedade, princípios que guiam a nossa Fundação e todo o sistema Aurora”.

RECICLA FALB

A Fundação também lançou em fevereiro deste ano o desafio interno “Recicla FALB” que mobiliza empregados das unidades da mantenedora Aurora Alimentos a arrecadarem a maior quantidade possível de materiais recicláveis para destinação ambientalmente adequada. A unidade que somar a maior coleta será premiada com R$ 5 mil.

 Além do projeto Tampinha Voluntária, o desafio engloba outras campanhas permanentes de reciclabilidade promovidas pela FALB: Meias do Bem (arrecadação de meias usadas para confecção de cobertores); Reciclagem de instrumentos de escrita usados (coleta de lápis, canetas, borrachas, apontadores, marca texto e marcadores permanentes); Brasil sem Frestas (caixas cartonadas para revestimento de casas) e Eu ajudo na lata (coleta de lacres de alumínio).

O resultado final do desafio será divulgado no Dia Mundial da Limpeza, na segunda quinzena de setembro.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)