Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Projeto de lei do selo “Se Liga na Rede” é vetado pelo Prefeito de Balneário Camboriú

O vereador André Meirinho teve seu projeto de lei, que trata do selo “Se Liga na Rede”, vetado pelo prefeito Fabrício Oliveira. O selo, que não iria gerar custos para a população, era uma forma de valorizar os proprietários de imóveis que estariam em conformidade com as normas do Programa “Se Liga na Rede BC” e iria incluir a logomarca do selo “Se Liga na Rede” na fatura de água e esgoto como forma de reconhecimento do cumprimento das obrigações pelos usuários dos serviços.

“Considero os argumentos ao veto fracos, incoerentes, tentando encobrir a visão do governo que é contrária ao selo. Argumentaram que era inconstitucional, entendimento da Câmara foi divergente pois passou na comissão de constituição e justiça com maioria do governo e quando foi ao plenário foi aprovado pela unanimidade dos presentes”comenta Meirinho
Meirinho ainda destaca que o veto é incoerente porque o mesmo Prefeito Fabrício Oliveira sancionou a Lei nº 4158/2018 que criou o selo empresa sustentável proposto também pelo legislativo, projeto do Vereador Nilson Probst, sancionado no final de julho de 2018.
Outro ponto destacado pelo vereador é a alegação de problemas técnicos de impressão, quando o mesmo tem a informação que é possível ajustar no sistema da Emasa, e se fosse este o problema poderia ser vetado apenas parte da Lei.
“Não é redundante com a Lei nº 4337/2019 que institui a obrigatoriedade da Declaração de Regularidade Sanitária de edificações, porque esta Lei não inclui os imóveis unifamiliares residenciais. Além disso o Selo proposto no projeto de Lei nº 150/2019 não daria custo para a população ter que contratar profissionais para fazer uma declaração de algo que a Emasa já verificou”, ressalta o vereador.
André Meirinho na sessão desta terça (15). O veto foi mantido com 11 votos favoráveis e 7 contrários na Câmara de Vereadores.

Meirinho conclui que o objetivo do governo parece ser de fazer as pessoas terem gastos e contratarem profissionais para fazerem Declarações de Regularidade Sanitárias, sendo que a Emasa já verificou grande parte delas, com recursos públicos, dificultando desta forma a garantia e confirmação de regularidade de quem já estava ligado corretamente, ou já regularizou as ligações na rede de esgoto e drenagem.

—————————————————-
Sobre o projeto do selo e programa “Se Liga na Rede BC”

O Programa “Se Liga na Rede BC” foi fruto de uma Indicação nº 211/2016 do Vereador André Meirinho, para implantação no Município de Balneário Camboriú de um programa de identificação, fiscalização e eliminação das ligações irregulares de esgoto na cidade, visando, prioritariamente, a despoluição do Rio Marambaia e seu entorno.

Em janeiro deste ano foi divulgado relatório do programa com o número de 54.266 vistorias (inspeções, reinspeções e fiscalizações) já realizadas. Muitos dos imóveis irregulares foram notificados e parte deles já realizou as adequações apontadas pelo programa.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição