Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Projeto de Lei possibilita a implantação de parklets em Balneário Camboriú

Projeto de Lei possibilita a implantação de parklets em Balneário Camboriú

A proposta valoriza o pedestre, tornando algumas vagas de estacionamento em espaços de convivência.

Foi protocolado na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú pelo Vereador André Meirinho (PP), atendendo a sugestões da comunidade, um projeto de lei que regulamenta a instalação e utilização de parklets. Semelhantes a miniparques, estes espaços ocupam vagas de estacionamento em vias públicas pré-definidas, contemplando floreiras, bancos, mesas, lixeiras, paraciclos, entre outros. Com a iniciativa, pode-se ampliar a oferta de espaços públicos, promover a convivência na rua, estimular processos participativos, incentivar transportes não motorizados e criar um novo cenário para as ruas do município.

O parklet foi criado na cidade de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, em 2005. A iniciativa surgiu em meio ao Parking Day, evento em que se debateu a importância  da conscientização do uso do automóvel em relação à sustentabilidade e a utilização de espaços públicos pelas pessoas.

De acordo com a proposta, pessoas físicas ou jurídicas podem protocolar seus pedidos de autorização para instalação em vias a serem definidas pelo executivo. Os custos de instalação, manutenção e retirada são de responsabilidade do proponente. Os projetos deverão seguir regras específicas, como a ocupação de no máximo duas vagas e a utilização obrigatória de materiais recicláveis ou madeiras certificadas, por exemplo.

Caso a quantidade de propostas seja superior aos espaços disponibilizados, o município poderá realizar licitações com arrecadação de recursos, bem como a possibilidade de aplicação da Lei Nº 3.907/2016, que trata da cessão onerosa do direito à denominação de espaços e concessão de uso de espaços públicos para publicidade.

“Em uma cidade como Balneário Camboriú, que possui poucas praças e áreas verdes urbanas, os parklets serão uma nova opção de espaço público de convivência e lazer para atender os moradores, turistas e frequentadores do local onde será instalado. Enquanto o carro passa a maior parte do dia estacionado, o espaço pode ser usado por pedestres e ciclistas, sendo certamente um investimento de infraestrutura, mobilidade urbana e de qualidade de vida para a população”.

Algumas cidades como Florianópolis e São Paulo já possuem a regulamentação, e serviram como referência para elaboração do projeto. Os parklets, além de criarem um novo cenário para as ruas, fomentam o comércio. Na cidade de Nova Iorque, por exemplo, a atividade comercial teve um crescimento de 14% nas vendas, em lojas que ficavam próximas a esses espaços (Measuring the Street”, NYC DOT).

O projeto está iniciando sua tramitação da Câmara, estando aberto para contribuições da comunidade, do executivo e dos demais Vereadores.

#VereadorAndréMeirinho
#BalneárioCamboriú
#CâmaraDeVereadoresBC
#DesenvolvimentoSustentável
#Agenda2030
#ODS11CidadesEComunidadesSustentáveis
#ODS13AçãoContraAMudançaGlobalDoClima

Para mais informações:

Projeto de Lei > https://goo.gl/WxzLzS
Manual Parklet São Paulo >  https://goo.gl/tuFKnR
Manual Parklet San Francisco > https://goo.gl/nYPAHW

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH