Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Projeto de lei que institui “Maio Laranja” em Itajaí é protocolado na Câmara Municipal

“Estamos lidando com um crime silencioso e precisamos fomentar o tema”, disse o proponente, vereador Edson.

Tramita na Câmara de Vereadores de Itajaí projeto de lei do vereador Edson Lapa que visa instituir o “Maio Laranja” alusivo ao combate e ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo boletim epidemiológico do Ministério de Saúde de 2018, o Brasil teve 141.105 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no período de 2011 a 2017.

A proposta, segundo o vereador Edson Lapa, tem como objetivo criar uma consciência coletiva em toda a sociedade, para diminuir os índices da violência, estimular que as crianças façam as denúncias e que os pais aprendam a identificar os casos de agressão. “Se aprovarmos o projeto teremos em Itajaí, em todos os 18 de maio, o Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Estamos lidando com um crime silencioso. Precisamos fomentar o tema. É importante que a população participe das ações e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie,” disse o proponente.

Preocupado com aspectos técnicos e jurídicos que poderiam inviabilizar o projeto de lei, o vereador justificou a redação sintética. “É um texto minimizado justamente para evitar que seja barrado em alguma comissão da Casa – porque o vereador, em tese, não pode legislar sobre o que gera custos ao Município. Então, não constam na redação, mas a prefeitura poderá desenvolver várias atividades na programação alusiva ao Maio Laranja, em cada 18 de maio, como passeatas, palestras, mesa redonda com a participação de toda a rede de proteção social, blitz educativa, dentre outras ações”, explicou Lapa.

O projeto: http://www.cvi.sc.gov.br/public/elegis2/pdf/projetodeleiordinaria37_2020.pdf

Posts Relacionados

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta