Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto de lei que proíbe o surfe durante a pesca da tainha em praias de Floripa é aprovado

Foi aprovado em primeira votação o projeto de lei que proíbe o surfe nas praias Brava e Morro das Pedras, em Florianópolis, durante a safra da tainha. O documento, no entanto, gerou bastante discussão na Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira e só foi aceito depois de algumas emendas. Além da proibição, a lei prevê que em todas as praias da Capital — com exceção da Mole e Joaquina, onde o surfe é permitido neste período — será usado o sistema de bandeiras, inclusive na Brava e Morro das Pedras.

Projeto gerou discussãoFoto: Charles Guerra / Agencia RBS

Através deste sistema, os pescadores colocavam bandeira vermelha quando não podia surfar no local e verde quando podia, para que a atividade não prejudicasse a pesca. Agora, as bandeiras serão definidas por pescadores, surfistas e Secretaria de Pesca diariamente.

Outro acordo conquistado com a lei foi a mudança da data em que o esporte fica proibido nas praias: passa para 1° de maio a 10 de julho. Antes era de 1° de maio a 30 de julho.

Antes desta lei, parte das praias Brava e Morro das Pedras eram permitidas para o surfe e outra parte para a pesca. Esta delimitação, no entanto, tem gerado confusão entre surfistas e pescadores, por isso a proibição total durante a safra.

— Não saí totalmente satisfeito, mas acredito que o mais importante agora é ter bastante divulgação entre as duas partes para evitar confusão — disse Ivo da Silva, presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc) ao fim da votação.

— Conseguimos ao menos flexibilizar a data e acredito que vai funcionar o sistema de bandeiras. O objetivo é apaziguar — avaliou Reginaldo Ferreira, presidente da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurfe).

O projeto foi aprovado por unanimidade e precisa passar por uma segunda votação, o que pode ocorrer ainda na terça-feira.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH